O Segundo Dia De Sucot: Isaque, Superação

232.05Os dias do feriado de Sucot simbolizam os estágios de construção do vaso espiritual (Kli), ou seja, a alma, que inclui sete Sefirot.

As três Sefirot superiores, Keter, Hochma e Bina, vêm até nós de cima porque essas são qualidades do Criador que Ele quer nos apresentar. A partir dessas qualidades, já construímos uma qualidade especial dentro de nós baseada nas conexões entre nós. Apesar de existir dentro dos seres criados, ela é completamente semelhante ao Criador e é doação pura.

Os sete dias de Sucot são sete estágios de construção do Kli completo de nossa alma. É quando algo que se assemelha ao Criador está sendo construído dentro da matéria da criação. Esse é o significado interno do feriado de Sucot e, em geral, toda a nossa vida e existência. Portanto, precisamos estudar como construir nossa conexão, nossa unidade, a partir de forças diferentes e opostas.

O primeiro dia de Sucot está associado à primeira qualidade que chega até nós do Criador, que se chama Abraão. Essa é a qualidade da linha direita, correção até a qualidade de misericórdia, ou seja, o desejo de doação simples e ilimitada.

O segundo dia, a segunda qualidade, é Isaque, que caminha na linha da esquerda, na superação, no trabalho com o desejo de receber para doar. Esta é uma qualidade diferente, que é oposta a Abraão. Uma pessoa supera seu egoísmo e quer fazer seu desejo de receber semelhante à qualidade de Abraão que está inteiramente em doação, e da linha direita ela recebe a vida, a força da misericórdia.

Como podemos construir esses graus de Abraão, Isaque e assim por diante? Estamos tentando avançar em nossa conexão para que ela se fortaleça a cada dia. Então todos sentem o acréscimo que receberam de uma unidade mais forte. Nesta forma, gradualmente revelamos o que significam as Sefirot espirituais e sua interconexão mútua e o que é um Partzuf espiritual, que surgiu como resultado da combinação correta dessas forças chamadas Sefirot.

Em essência, o Partzuf espiritual é a interseção das qualidades do Criador e as qualidades da criação, do desejo de receber e do desejo de doar. Das duas forças, Keter e Malchut, no intervalo entre Keter e Malchut, nascem todos os tipos de propriedades, todas as forças e suas conexões entre si das quais surgem todas as propriedades que existem na natureza.

As pessoas querem conhecer e compreender a natureza e sentir o que ela é, mas ainda não são capazes de fazer isso. Toda a natureza consiste em forças de recepção, forças de doação e sua combinação entre si.

Da Lição Diária de Cabalá, 11/10/22, “Ushpizin Isaque – Sefirat Gevura”