“Devo Estocar Comida Em Caso De Escassez?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Devo Estocar Alimentos Em Caso De Escassez?

Acho que fazer isso é inútil. A escassez de alimentos e a fome não acontecem para que possamos encher nossos depósitos, celeiros, gavetas de cozinha e outros enfeites. Precisamos entender como podemos ter certeza de que o mundo será abundante com tudo o que todos precisam. A realidade de que a escassez de alimentos e a fome podem se espalhar rapidamente por todo o nosso mundo moderno é para chegarmos a essa conclusão.

O mundo está de fato em risco de um prolongado período de fome. Está escrito na Torá que chegaremos a estados onde as mães comerão seus bebês, seus próprios filhos. Poderia realmente se tornar tão grave, onde seríamos reduzidos ao nível de animais.

Devemos, portanto, usar esse conhecimento para nos ajudar a evitar a iminente escassez de alimentos e fome. Veríamos que a única causa de fenômenos tão terríveis é nosso desequilíbrio no nível humano, que não estamos fazendo o que deveríamos.

O que devemos fazer?

Precisamos chegar a um entendimento mútuo entre nós: estabelecer conexões entre nós que nos ajudem a alcançar o equilíbrio. Mas falhamos em fazer isso. Ao contrário, regredimos, como se quiséssemos que o barco em que estamos rumasse direto para uma rocha. Como resultado, o mundo está realmente caminhando para períodos de escassez, fome e destruição.

A razão pela qual hoje ouvimos falar de tais cenários de destruição iminente é para nos assustar, para que mudemos a nós mesmos para mudar o mundo. A única razão pela qual podemos alcançar tais estados e conhecê-los antecipadamente é mudar a nós mesmos. E a essência da transformação que precisamos passar está em nossos valores: que mudemos para priorizar o benefício dos outros sobre o benefício próprio.

Em termos de como essa mudança vai se desenrolar, junto com o sofrimento, também haverá pessoas que discutem a conexão e como superar o sofrimento. A mudança depende de ouvir essas pessoas, e o sofrimento ajudará as pessoas a se tornarem mais prontas para ouvir.

Após certos períodos de sofrimento, as pessoas mudam. Elas terão uma atitude diferente em relação à vida e aos seus valores. Elas entenderão que a sobrevivência e a razão da sobrevivência são de extrema importância.

Além disso, embora a humanidade tenha passado por grandes sofrimentos e fomes no passado, hoje é diferente porque estamos prontos para perceber o verdadeiro mal por trás de tal sofrimento: o ego humano que deseja se beneficiar às custas de tudo e de todos. É preciso um enorme sofrimento para sentir, definir, atingir e tirar conclusões de tal mal.

No entanto, estamos chegando mais perto de um estado de reconhecimento desse mal. Alguns sinais de que estamos caminhando para isso é que não nos escondemos mais atrás de todos os tipos de slogans e não acreditamos mais em valores abstratos. Em vez disso, estamos nos interessando pelo que é mais importante: se há ou não um sentido para a vida. E mesmo que assumamos que não há sentido na vida, ainda podemos ver como viver vidas ótimas no nível animal – percebendo o mal em nosso desejo de nos beneficiar às custas dos outros, o tremendo sofrimento que isso traz e nos movendo para priorizar novamente o benefício dos outros sobre o benefício próprio.

Baseado no vídeo “Devemos estocar alimentos em caso de escassez e fome?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.