Boas Intenções Da Luz

294.4Não se deixe enganar pelo pensamento de que a restrição da luz do ponto médio causou qualquer mudança em Ein Sof. Não há mudança e ausência na espiritualidade, e ainda mais em um lugar tão sublime (Baal HaSulam, Estudo das Dez Sefirot, Parte 1, “Restrição e Linha”, Capítulo 2).

Pergunta: O que significa “não há ausência na espiritualidade”? Do que esse princípio está falando?

Resposta: Nenhuma forma subsequente de reação ao receber luz do Criador afeta as formas anteriores. A luz vem do Criador e preenche a criação de forma completamente livre. A criação reage a ela e muda de acordo com a diferença entre suas qualidades e as qualidades da luz, ou seja, o Criador.

A própria luz está sempre em estado de repouso absoluto porque não muda suas qualidades e intenções ao realizar qualquer ação. Além disso, essas ações podem ser muito diferentes, mas a luz não muda sozinha.

Sua qualidade é a absoluta realização, saturação e deleite da criação. Portanto, ela pode realizar várias ações, mas sua intenção é sempre a mesma: apenas encher os seres criados com tudo de melhor.

Repouso absoluto significa que a intenção da luz de levar a criação ao seu propósito não muda.

Também temos isso em nossa vida. Por exemplo, os pais muitas vezes podem repreender seus filhos ou acariciá-los. Mas mesmo assim e em qualquer de seus comportamentos em relação aos filhos, eles são guiados apenas por boas intenções.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 22/10/22