A Sucá Comum No Coração Comum

947Uma sucá é uma estrutura composta por quatro paredes e uma cobertura especial (Shach). Mesmo três paredes são suficientes porque se existem as três primeiras fases no Kli, a quarta fase Dalet já está sendo construída dentro delas. O principal é que existem três paredes e uma cobertura.

Uma sucá reflete a estrutura do Kli espiritual, chamada de Neshamá, a alma. Precisamos construir essa alma a partir de nossos desejos comuns no grupo, e então revelaremos a luz interior, o Criador, dentro de nossa conexão correta.

Uma pessoa constrói uma sucá no chão, isto é, com base em material pronto, porque o chão está sempre sob seus pés. Sobre ele ela já constrói uma sucá: quatro paredes e uma cobertura dos resíduos do celeiro e da adega, isto é, dos restos da produção de pão e vinho, que é alimento para uma pessoa.

A estrutura da Sucá é semelhante à maneira como as qualidades de uma pessoa são organizadas se ela quiser conectá-las e direcioná-las ao Criador. Então ela vê como suas qualidades estão conectadas dentro dela: Chochma, Bina, Daat, Chessed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod e Yesod para formar uma estrutura dentro da qual ela começará a sentir o Criador.

Nós não alcançamos a própria luz superior ou o próprio Criador, mas apenas a impressão em nossos desejos de sua realização. Quando essas qualidades se combinam em diferentes formas, começamos a sentir o que está dentro delas e, assim, revelamos o Criador. Cada Sefira começa a brilhar.

Se tentarmos aproximar os desejos entre os amigos da dezena para conectá-los uns aos outros, então, dentro de sua conexão, começamos a ver que isso não é apenas nosso egoísmo, mas desejos capazes de doação, unidade e amor. Esses desejos podem ser influenciados pela força superior, que criará formas e tipos de conexões e qualidades a partir deles que antes eram desconhecidos para nós.

Vemos que conexão existe entre nossa unidade e as qualidades que podemos revelar entre nós para sentir e alcançar a força que está acima de nós, segundo a equivalência de forma.

As paredes e a cobertura da sucá são desejos diferentes conectados entre si de todas as formas possíveis. Se conseguirmos construir as paredes da sucá a partir de nossos desejos, e todos estiverem prontos para fazer de si mesmos uma coluna ou fundação para uma estrutura comum, ou seja, nossa conexão, já é possível construir um teto sobre eles.

Ser coluna significa ser um suporte para essa estrutura, sustentá-la com todas as suas forças para que ela fique de pé e sirva a todos. Estamos construindo juntos nossa casa comum para que nem um movimento vá para o benefício pessoal de alguém, mas apenas para todos nós juntos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 09/10/22,Sucot