A Fé Acima Da Razão Não Tem Limites

562.01Moisés teve vários papéis, mas sua principal tarefa foi trazer o conceito de fé e o método de conexão com o Criador para o povo de Israel. Portanto, não há outra pessoa, ou melhor, nenhuma qualidade ou tarefa que seja mais importante do que Moisés. Isso é chamado de Torá de Moisés com a ajuda da qual alcançamos o propósito de nossa criação.

O problema é que não entendemos o que é a fé porque não é o que as pessoas pensam. A fé é uma força que atrai uma pessoa para o Criador de baixo para cima.

Portanto, sem fé, mesmo o menor avanço, mesmo um passo em direção ao propósito da criação é impossível.

A fé é uma força que nos eleva de baixo para cima, do desejo de receber prazer à qualidade de doação. A fé é a força do Criador.

Não devemos subestimar a palavra “fé”, como se fosse algo menor. Afinal, é a força do Criador que uma pessoa adquire.

A fé é um conceito mais elevado do que o conhecimento porque a fé é ilimitada; ela não tem limitações que possam segurá-la. Afinal, a fé é doação, a força do Criador, que ninguém pode parar. Não é limitada pelos Kelim daquele que tem fé, mas somente por aqueles Kelim que ele adquiriu fora de si mesmo. E fora dele está o infinito, o Criador e as pessoas, e ele mesmo é como um ponto.

Acontece que a qualidade da fé é ilimitada. É por isso que devemos alcançar a fé para nos sentirmos no mesmo estado que o Criador. É impossível imaginar de outra forma o que é espiritualidade, doação, amor e saída de si mesmo. É como ir para o espaço sideral além dos limites da gravidade, onde toda a vastidão do universo se abre diante de você.

É assim que toda a criação é revelada diante de nós, e somente a medida da fé que você adquiriu limita a esfera de sua realização. Portanto, a qualidade da fé é a qualidade mais exaltada. Ela nos permite começar a nos sentir um pouco como o Criador.

Acontece que a fé contradiz o conhecimento, mas a Cabalá ensina que todo o nosso conhecimento é percebido dentro da fé. Na medida em que podemos nos elevar acima dos desejos egoístas, aprendemos os desejos de doação e que tipo de realização pode estar dentro deles, bem como quem nos deu os desejos de recepção, os desejos de doação, a tela e a luz refletida.

Portanto, o estudo da Cabalá e a aquisição da fé não limitam a pessoa, mas, ao contrário, a abrem.

É impossível transferir a fé de um para outro ou demonstrá-la. Pode-se apenas aconselhar o que fazer para subir a um grau mais elevado de fé. Essa é uma qualidade que se revela apenas dentro de quem adquiriu a fé, pois a fé só pode ser alcançada acima da razão de uma pessoa.

Na medida em que ela mesma se esforça e se eleva acima de seus desejos egoístas, adquire vasos para alcançar a fé. É assim que ela constrói o Criador dentro de si, e por isso é chamado de “homem, ser humano”, Adão, semelhante ao Criador, especificamente pela força da fé.

Da Lição Diária de Cabalá, 13/10/22, “Ushpizin Moisés – Sefirat Netzah”