O Incidente Que Chocou Todo Israel

963.5Comentário: Recentemente ocorreu um incidente em Israel que chocou todo o país. Como você sabe, temos uma atitude sagrada em relação aos reféns. Queremos libertá-los com todas as nossas forças; toda a nação está por trás disso. Quando três reféns conseguiram escapar do cativeiro, alcançaram nossas posições e ficaram quase livres, foram confundidos com terroristas e mortos. Um enorme choque foi sentido em todo Israel.

A imprensa começou a cavar, discutir e procurar quem culpar. E a mãe de um dos meninos assassinados enviou uma mensagem de áudio aos soldados.

“Eu sou a mãe do Yotam. Eu amar vocês, quero abraçá-los mesmo de longe. A morte do meu filho não é culpa de vocês. Por favor, cuidem-se! Vocês estão fazendo a coisa certa no mundo. Não se culpem pela morte do meu filho. Vocês devem se proteger para proteger todos nós. Venham visitar-nos na primeira oportunidade, quando quiserem. Queremos olhá-los nos olhos, abraçá-los e dizer-lhes na suas caras, por mais difícil que seja, que naquele momento vocês tomaram a decisão certa, vocês fizeram a coisa certa. Ninguém em nossa família os condena ou guarda rancor de vocês.”

Minha Resposta: Sim, é difícil!

Pergunta: Não consigo imaginar onde uma mãe pode conseguir tanta força. A coisa mais preciosa foi tirada e ela está superando isso. Diga-me, de onde vem essa força?

Resposta: De cima! Não há outro caminho… É revelado de cima.

Comentário: E isso acontece justamente quando está em andamento a busca pelos culpados, quando tudo está sendo discutido. De repente, essa voz soa. O que está acontecendo aqui? A mãe é a única que une o povo. Você pode imaginar? De repente todos sentem o que são e o que ela é!

Minha Resposta: Sim, é um grande avanço.

Pergunta: Quando você fala sobre o papel do povo judeu, que devemos mostrar um exemplo de boas conexões, elevando-nos acima do ódio, podemos dizer que esta mãe é um exemplo?

Resposta: Sim, o que ela fez foi ótimo.

Pergunta: Podemos chamar isto de um apelo à unidade do povo?

Resposta: Claro.

Pergunta: Isso pode nos influenciar?

Resposta: Não sei. Já passamos por tanta coisa! E você vê que depois de tudo isso, há manifestações de novo, há uma busca de quem culpar novamente.

O que nos mata há milhares de anos continua a matar. É a nossa incapacidade de se unir acima de todas as nossas acusações e problemas. Eu não sei como conseguir isso.

Pergunta: Ainda assim, podemos dizer que isto é um apelo a isso?

Resposta: É o chamado. Tem que simplesmente estar na boca de todos o tempo todo. Mesmo que as pessoas não sintam isso, basta dizer. Então elas se ouvirão.

Pergunta: O que deveria ser dito? Que devemos nos elevar acima de tudo, acima de todas as diferenças…?

Resposta: Superem todas as diferenças e unam-se, abracem-se, conectem-se, apenas permaneçam juntos.

Comentário: Não importa o que aconteça entre nós.

Minha Resposta: Sim! Acima de tudo!

Comentário: Essa mulher, essa mãe, Iris, poderia ter se fechado e culpado todo mundo.

Minha Resposta: Veja, neste estado há pessoas que se elevam acima de si mesmas. Não há palavras para descrever sua condição e suas ações. Está um pouco além da força humana.

Pergunta: O que você diria a ela se a conhecesse?

Resposta: Não sei. Eu me curvaria diante dela e isso é tudo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 25/12/23