Condição Obrigatória

543.02Agora que fomos recompensados com tudo o que foi dito acima, teremos algum entendimento de Sua singularidade, que Seus pensamentos não são nossos pensamentos, e toda a abundância de matérias e formas que percebemos nesta realidade diante de nós está unida Nele em um único pensamento, sendo o pensamento da criação para deleitar Suas criações (Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, “Observação Interina”, Capítulo 5, Item 22).

Pergunta: Está escrito que o Criador tem apenas um pensamento – nos deleitar. Por que é tão difícil ver isso em nossa vida diária?

O Baal HaSulam escreve que se, no final da vida de uma pessoa, você pesar o quanto essa pessoa desfrutou e o quanto ela sofreu, ela não gostaria de nascer porque estamos sempre perdidos. Por um lado, o Criador tem um propósito e um pensamento para nos satisfazer, mas, por outro lado, não sentimos isso. Por quê?

Resposta: É porque ninguém quer ouvir o Criador; ninguém quer seguir Seu conselho.

O Criador diz uma coisa muito simples: você pode alcançar o deleite absoluto, a realização, o conhecimento ou qualquer coisa, apenas com a condição de amar o seu próximo.

Uma vez que você tenha alcançado o amor ao próximo, é isso; você já está conectado com o Criador e já está desfrutando. Mas onde você vê pessoas que, ao ouvir isso, começariam imediatamente a aspirar por tal estado?

Comentário: Elas simplesmente não entendem o que é.

Minha Resposta: O que você quer dizer com elas não entendem? É muito simples. Você pode imaginar ser amado? Faça o mesmo com os outros. “Não, qualquer coisa menos isso!”

Comentário: Basicamente, sim. É difícil.

Minha Resposta: Eu diria que é impossível. Mas essa é uma condição obrigatória.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 18/12/22