Sucot: Para Se Conectar Em Um Único Abraço

276.03E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias. Ao primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis (Torá, “Levítico”, “Emor”, 23:33-23:36).

O feriado de Sucot dura sete dias, em cada um dos quais é realizada uma ascensão aos graus espirituais de Chesed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut.

No oitavo dia acontece um encontro especial onde a pessoa é preenchida com a luz da misericórdia (Chassidim), a luz do amor, amizade, alegria, compaixão, cumplicidade e bondade. Isso é chamado de “abraço do lado direito”, como é dito: “Seu braço esquerdo está sob minha cabeça, e seu braço direito está me abraçando”.

O que significa que Rosh Hashaná e Yom Kippur são “o braço esquerdo sob a cabeça”, e Sucot é “o braço direito me abraçando”. No último dia, o oitavo dia de Sucot, há uma combinação das partes masculina e feminina do Kli (vaso).

Durante este tempo, o desejo de uma pessoa é iluminado pela luz superior e, portanto, ao longo de todos os dias do feriado, há uma manifestação cada vez mais da luz da bondade e cada vez mais fusão das partes masculina e feminina do desejo em um único “abraço”.

Portanto, todos os dias do festival de Sucot são importantes. Ele é realizado em uma tenda especial construída a céu aberto, onde são organizadas uma reunião sagrada e uma refeição.

Uma pessoa que fica em uma tenda por sete dias recebe todas as luzes ao redor, por assim dizer, que a corrigem, preenchem e preparam para revelação, conexão e contato com o Criador.

Isso acontece no oitavo dia após a saída da tenda. Portanto, o oitavo dia é chamado de Simchat Torá, a Alegria da Torá. A Torá é a luz que corrige uma pessoa e a enche de alegria.

Comentário: Acredita-se que todas as noites convidados de honra vêm à tenda por vez: Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Aarão, José e Davi.

Minha Resposta: Todos esses convidados representam as luzes da correção em sete graus espirituais. Afinal, esses não são personagens históricos, mas estados espirituais. Cada um dos graus tem um caráter especial e somente depois de superá-los, ou seja, depois de se corrigir em sete estados característicos diferentes, a pessoa fica pronta para a revelação do Criador.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno