“Por Que Parece Que A Maior Parte Do Mundo Odeia Israel?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Parece Que A Maior Parte Do Mundo Odeia Israel?

Quer saibamos ou não, nós em Israel estamos em um jogo – que precisamos receber golpes e ser maltratados até nos endireitarmos adequadamente em direção à força superior. Então, o mal contra nós se transformará em bem.

A força superior – uma força de doação, amor e conexão que chamamos de “o Criador” (hebr. “Boreh”), “natureza” (“HaTeva”), “luz superior” (“Ohr Elyon”) e vários outros nomes—atualmente não gosta de nós, porque não estamos cumprindo nosso papel no mundo.

Por um lado, aqueles que são pró-Israel gostam de dizer a si mesmos que Israel está entre os principais países em várias áreas, como apoio humanitário, tecnologia, medicina e ciência, mas, por outro lado, vemos que apesar das conquistas de Israel nessas áreas, a atitude geral do mundo em relação a Israel continua piorando e, portanto, não vale a pena nos convencermos de nossa aparente justiça.

Nossas muitas realizações corporais falham em acertar o que a força superior quer de nós, que é conectar-se positivamente com outros judeus no mundo. Conectar-se positivamente significa alcançar um estado onde o amor de Israel habita entre nós em todas as nossas diferenças e divisões.

Embora discordemos em muitas questões, precisamos substituí-las pela frase superior: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, independentemente de quem esteja certo ou errado. Tal amor é devido a todos nós pertencermos a uma única nação que foi fundada na ideia do amor de Israel. Além disso, quanto mais pungentes nossas diferenças, mais devemos elevar o amor acima delas, como está escrito: “O amor cobrirá todos os crimes”. Em outras palavras, embora o ódio habite entre nós, devemos tentar desenvolver um sentimento de amor um pelo outro. Começaríamos então a entender como o mundo consiste em duas forças opostas – positiva e negativa – e como trabalhar com elas.

Ser bom aos olhos da força superior significa mostrar nosso amor uns aos outros, ajudar uns aos outros a desenvolver laços de amor e, ao fazer isso, tornar-se um canal para a força superior de amor, doação e conexão para se espalhar por todo o mundo. Se nos conduzíssemos de acordo, o ódio contra nós diminuiria e em seu lugar surgiria um grande amor e reverência por uma nação que traz uma imensa força unificadora positiva ao mundo. Também ajudaria o mundo a sentir que a nação judaica é uma parte muito especial e única no funcionamento da natureza geral do mundo.

Baseado no vídeo “Por que parece que a maioria do mundo odeia Israel?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.