Equivalência De Intenções

608.02Uma vez que em Ein Sof é Ele é Um e Seu Nome Um, e uma vez que não há lugar e vaso (ou seja, nosso desejo) aparente lá, nenhuma mente de um ser criado pode alcançá-Lo, pois não há realização sem um vaso. (Baal HaSulam, Estudo das Dez Sefirot, Parte 1, Capítulo 2, Item 30).

Pergunta: O que significa “não há realização sem um vaso”?

Resposta: Devemos mudar nosso desejo para que seja semelhante ao Criador, mas como podemos fazer isso se somos seres criados?

Portanto, a influência da luz em nosso desejo lhe dá uma intenção. Se nossa intenção corresponder à intenção do Criador, nos aproximamos Dele e, nessa medida, podemos senti-Lo, contatá-Lo e ser preenchidos com Ele.

Significa que o mais importante não é o desejo em si. O desejo de desfrutar é o desejo primordial da própria criação, e permanece. Mas podemos mudar nossas intenções por quem gostamos, por nós mesmos ou pelo Criador (existem apenas duas dessas possibilidades).

Se pudermos mudar nossa intenção de receber prazer para nós mesmos para receber prazer em prol do Criador, nos tornaremos como o Criador nisso; assim como o Criador quer trazer contentamento para nós, também queremos trazer contentamento para Ele. Nessa medida, começaremos a senti-Lo.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 22/10/22