Como Olhar Para Si Mesmo De Fora?

559Pergunta: Quando uma pessoa estuda Cabalá, às vezes ela é espremida por todos os tipos de estados, como se fosse um ralador. Como podemos nos relacionar com isso com humor?

Resposta: Nada pode ser feito. Você não pode realmente se relacionar com isso com humor quando está muito dividido. Se você se associar a este estado, que este é de fato “eu”, você está nessa lavagem.

E se você se acostumar a olhar de fora, como acontece com o seu corpo, com o seu burro, com o egoísmo, você vai aceitar com mais calma. Mas em cada fase de nosso desenvolvimento, há momentos em que você, no entanto, cai nesse sentimento tão profundamente que não pode olhar de fora.

Comentário: Há um desejo de olhar de fora, mas é realmente impossível.

Minha Resposta: Siga em frente porque nada pode ser feito. Se você tiver um ambiente forte, poderá superar esses estados e permanecer, na maioria das vezes, acima deles. O ambiente o segurará, não o deixará cair e o puxará, como se estivesse pelo ar, acima desses estados. Em vez de rastejar por terrenos acidentados, você terá um balão ou um ímã que o transportará por esse espaço.

Pergunta: Quando uma pessoa experimenta tudo isso, há algum tipo de processo cumulativo. Por que é importante suportar esses estados?

Resposta: Não há necessidade de suportar! Pelo contrário, é necessário adoçá-los o máximo possível. Não é bom se você está em um desses estados onde você tem que suportar. Seja sempre alegre e justifique o Criador por todas as ações que Ele faz, porque Ele o conduz o tempo todo.

Passando pelas quatro etapas do seu desenvolvimento, você realmente se sente em uma máquina de lavar: começa a água, com o detergente em pó, o tambor gira, a água é drenada, começa o enxágue e depois a centrifugação. Estes são os estágios que você sente em si mesmo. Mas quando você sente que está sendo completamente lavado, limpo, esfregado e enxaguado, e isso é necessário para o objetivo, você se alegra. Tudo depende do objetivo.

Se você entende que a correção está ocorrendo em você a cada minuto, você está inspirado. Afinal, observe como alpinistas escalam uma montanha, quanto trabalho, quanta coragem. E o quê?… Uma pessoa se alegra, embora esteja no alto das montanhas em condições muito difíceis.

Ou seja, tudo depende da atitude. Essa é uma diferença entre, digamos, uma caminhada casual e uma marcha forçada. A marcha forçada tem um objetivo pela frente, enquanto que, durante a caminhada, aproveitamos o processo em si.

Pergunta: Mas em tais situações, os alunos muitas vezes pedem conselhos sobre o que fazer, como ser. O que você diz a eles?

Resposta: O que posso dizer a eles? Acelerem! E você pode acelerar apenas por conta do ambiente. Deixe-o colocar pressão sobre você e você agirá. Isso é tudo.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Como Se Olhar de Fora?”, 23/05/13