Porque As Almas Estão Ligadas Como Engrenagens

Dr. Michael LaitmanDa Segunda Restrição (Tzimtzum Bet) em diante, os objetos espirituais (Partzufim) nascem não como no mundo de Adam Kadmon, um debaixo do outro. Uma vez que cada um deles agora contém uma parte inferior que não pode ser utilizada, o AHP (Awzen, Hotem, Peh), esta parte desce para o grau espiritual inferior.

Em outras palavras, o Partzuf trabalha com seu Galgalta ve Eynaim (a parte superior), enquanto o seu AHP cai no GE do Partzuf inferior. Consequentemente, o AHP deste último cai no GE de um Partzuf mais inferior, e assim por diante.

Why The Soul’s Cogwheels Are Linked

Consequentemente, a parte superior de cada Partzuf se veste na parte inferior do Partzuf superior, de cima, enquanto a sua parte inferior desce até a parte superior do Partzuf inferior. Então, onde está o próprio Partzuf, independente dos superiores ou inferiores? Ele não tem nada seu!

É assim que as almas se ligam como engrenagens; é o mesmo princípio. Você não está livre de qualquer conexão com alguém. Você foi criado inicialmente dentro de tal construção, a estrutura interna de Malchut da alma integral, onde não há qualquer parte que não esteja conectada com todas as outras.

Qualquer desejo em todos os níveis de Aviut (aspereza) é ligado ao resto; todo mundo está conectado com todo mundo, e ninguém tem qualquer parte livre, nem sequer um grau de liberdade. A parte superior sempre me diz o que fazer, enquanto a inferior determina como eu devo servi-la. Assim, cada um de nós está ligado, como se estivesse amarrado com uma corda por ambos os lados, e é impossível fazer um único movimento independente.

Então, como podemos libertar-nos e ter liberdade de escolha?! Se ao invés de todas estas algemas em cadeia, você começar a experimentar as cadeias do amor, as cordas da participação recíproca, você será curado desta “claustrofobia”, a sensação de que está bem amarrado e enterrado vivo em um sistema onde não tem nenhum pensamento ou desejo independente, nenhum “eu” individual.

Quanto à liberdade, ela só pode ser adquirida com o amor: em prol do amor, eu mesmo desejarei servir a todos, e saudarei esta conexão. Esta ligação será desejável para mim! É assim que eu obterei a liberdade, o ar puro, e todo o sistema será meu: eu serei o Criador em relação a ele.

Esta qualidade milagrosa entra em nós depois do Tzimtzum Bet, quando Malchut recebe a centelha de Biná, graças a qual recebe a oportunidade de se relacionar com os outros com doação.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 8/3/11, Talmud Eser Sefirot