O Feriado Luminoso De Purim

Nós estamos dentro de uma tela na qual nossas qualidades são retratadas. E se elas são egoístas, elas são representadas perante o nosso desejo de desfrutar nos níveis inanimado, vegetal, animal e humano (nos tamanhos 0, 1, 2, 3 e 4). Assim, nós as vemos como o mundo ao nosso redor. Isso significa que a realidade que vejo, sinto e na qual vivo é uma impressão ou reflexo dos desejos e pensamentos que estão dentro de mim.

Se além da minha natureza geral, as qualidades de recepção, eu também adquiro uma segunda natureza, a qualidade de doação, assim como na tela de um computador, eu revelo mais uma janela na qual vejo o mundo superior: a força da minha alma. Agora eu reconheço que o que vejo na primeira janela é uma projeção de minhas forças receptoras, enquanto na segunda janela, eu descrevo a forma de minha unificação com outras pessoas em prol da doação.

Na medida em que sou capaz de me unir aos outros, pelo menos no nível de “não faça aos outros o que você odeia”, nessa medida posso reconhecer o mundo espiritual. Agora tudo depende do cálculo que eu faço, de como eu continuamente me desperto para transferir a realidade do mundo material para o espiritual.

O estado espiritual mais perfeito é Purim, que vem da palavra Pur — sorte (lote, destino). Nesse estado, meus desejos são corrigidos e estou unido a todas as almas, preenchendo assim minha alma com a Luz superior de acordo com a lei de equivalência de forma.

Purim é a celebração da correção final. Quando celebramos este feriado, atraímos a força daquele estado corrigido que nos corrige e nos une.

O costume de usar máscaras e fantasias neste dia veio até nós porque Hamã (o desejo egoísta) se veste com as roupas de Mordechai (o desejo altruísta), o que significa que podemos receber Luz nos grandes desejos de Hamã através das qualidades de Mordechai.

É também por isso que no feriado de Purim há um costume de comer biscoitos em forma de triângulo chamados “bolsos de Hamã”. Um bolso simboliza o desejo de receber. Temos que receber esses desejos de Hamã e, com a ajuda de Mordechai, por meio da Luz de Hassadim (a qualidade de doação), corrigi-los para a intenção em prol da doação. Então seremos capazes de receber a Luz de Hochma, a revelação do Criador, ou seja, o estado da correção final.

Da Palestra de 15/03/11 em Purim

Material relacionado:
Purim Significa O Nascimento De Um Mundo Corrigido