Eu Sugiro A Você: “Junte-Se Ao Bem”!

Dr. Michael LaitmanDiariamente, cada um tem que sentir a influência do ambiente sobre si, ao invés de apenas uma noite na Convenção, quando você está tão inspirado que parece elevar-se acima de si mesmo, sair fora de si e ser incluído no estado de ânimo comum, esquecendo do seu ego. Nós temos que dar ao mundo todo esta sensação de confiança, inspiração, ascensão e aspiração à meta. Caso contrário, como podemos aconselhar o mundo para “juntar-se ao bem”?

No entanto, eu ouço muitas pessoas dizer que estão experimentando descidas e decepções. Isso significa que esperamos receber alguma coisa por nossas ações, mas nós não a recebêmos e o nosso ânimo está em ruínas. No entanto, a pessoa que deseja doar (Hafetz Hesed) está feliz com sua porção. O que ela tem? Nada! Ela não tem sequer uma camisa nas costas, como na parábola sobre um homem justo que vivia na floresta. Isso significa que não há vestimenta na Luz de Hochma.

Ela não tem a Luz de Hochma ou outra satisfação, mas ainda está feliz porque elevou-se acima do seu ego. Esta é a correção que temos que adquirir em primeiro lugar. Obviamente, o Criador jamais cederá à nossa constante teimosia e Ele não será revelado. Sua revelação significa a nossa correção. Se nós atingirmos a correção chamada de “recepção em prol da doação”, começaremos a revelá-Lo.

Eu sou as ações do Criador. Se eu recebo em prol da doação, esta minha ação é chamada de Criador – a força do Condutor que opera dentro da pessoa que está sendo conduzida. É assim que temos que trabalhar dia após dia, separando-nos cada vez mais de nosso desejo egoísta, a partir da análise: Quanto é que eu ganharia?

Então, só a sociedade pode me conter, para que eu sempre suba ao céu e não caia. Só ela pode me dar a força e a estabilidade para justificar o caminho, apesar do fato de eu não receber nada. Eu me sentirei orgulhoso porque não tenho nada, mas continuarei. Eu posso ser feliz justamente porque não recebo nada para mim e estou destinado à doação! Eu verifico tudo isso e avalio em relação ao ambiente. Portanto, nós temos que construir esse ambiente de modo que possamos constante e incessantemente sentir a mesma inspiração, do mesmo modo que na noite mais emocionante da Convenção, e mais ainda  uma e outra vez.

Por um lado, temos que promover  Convenções e ficar juntos. Mas, por outro lado, temos que desejar que esse estado inspirado permaneça em nós, em vez de ficar constantemente subindo e descendo. Está escrito sobre oShabbath (sábado) que completa a semana, que a meta é atingir o estado onde cada dia será como o Shabbath, isto é, que não haverá mais nenhuma descida, mas apenas uma subida contínua, o fim da correção (Gmar Tikun).

Da1a parte da Lição Diária de Cabalá  21/3/11, Preparação para a Convenção NÓS!