Alegria É Um Sinal De Doação

Dr. Michael LaitmanOntem enquanto assistia ao nosso canal de TV, vi uma transmissão do programa cultural que foi realizada na grande convenção em Israel no outono passado. Ela incluiu actuações de diversos grupos e danças especiais de diferentes nações de todas as partes do mundo onde as pessoas vieram para assistir da Convenção. Houve uma audiência enorme e um ambiente muito especial, tornando impossível tirar os olhos da tela da TV. Eu tive que assisti-la até o fim.

Eu não vi ninguém decepcionado ou desanimado porque cada um foi influenciado pela inspiração comum e todo o salão se encheu de alegria, esperança, entusiasmo e inspiração. E não era nem mesmo porque alguma revelação espiritual especial estava acontecendo ali, mas simplesmente porque o humor da sociedade influenciou todas as pessoas desta maneira. Cada um que fazia parte do encontro sentiu-se alegre e feliz naquele momento.

Esse é o poder da influência social e é a única coisa que nos falta para avançarmos a cada momento no tempo. No caminho, não podemos exigir qualquer outra revelação além da revelação da doação, ou seja, a correção que me permite apenas doar, para me conectar aos outros e não exigir mais nada, como Biná, que não deseja nada para si mesma (Hafetz Hesed).

O Criador exige que nos tornemos como Ele: doar em prol da doação e, depois, receber com em prol da doação. É por isso que o nosso avanço sempre acontece “acima do conhecimento” (da razão), o que significa que não podemos pedir outra qualidade ou satisfação que se manifeste em nossas sensações além da qualidade de doação. Além disso, eu não me importo se vou ter a oportunidade de doar. Eu não espero nada em forma de resposta do Criador, além da própria aspiração pela doação, que sempre vai  desenvolver-se em mim, cada vez mais.

O mundo ainda não entende esta atitude e nós, também, só estamos gradualmente nos aproximando de sermos capazes de ouvir e entender qual é a essência aqui. Mas não há outro caminho a percorrer. Toda a humanidade já entrou nesse processo de correção e temos que entender que não há caminho de volta. Nós não podemos parar a história. O mundo inteiro está passando por um desenvolvimento muito rápido na direção desta nova qualidade: a qualidade de doação que vai começar a dominar o mundo.

É por isso que os Cabalistas dizem que não temos qualquer outro meio além de organizar um ambiente que irá apoiar-nos no caminho para o objetivo e nos dará força, inspiração e alegria.Não podemos receber tudo isso do Criador e, especialmente, não de nós mesmos, mas somente da sociedade.

É por isso que a nossa disseminação deve enfatizar eventos inspiradores, como, por exemplo, os programas culturais nas Convenções. Isso significa “juntar-se ao bem”, que é o nosso lema escolhido. Quanto mais programas como este tivermos, que nos transmitem alegria, união, e a força que foi adquirida, maior será a força vital que isso vai dar a cada pessoa.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 21/03/11, Preparação para a Convenção NÓS!