“Sincronicidade Humana (O Efeito Metrônomo)” (Times Of Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “Sincronicidade Humana (O Efeito Metrônomo)
O efeito metrônomo fornece um paralelo impressionante com a complexa tapeçaria da interação e interconectividade humanas. Depois que vários metrônomos são acionados aleatoriamente, eles finalmente sincronizam no mesmo pulso.

O que dá aos metrônomos sua sincronicidade? É a sua base comum. Tal como estes dispositivos pulsantes, a humanidade move-se em diversas direções, semelhantes a metrônomos colocados em diferentes bases. Surge então a questão fundamental: Que fundamento pode unificar as diversas trajetórias da humanidade e guiar-nos para uma coexistência harmoniosa?

A resposta está na lei da interdependência absoluta. Esta lei estipula que cada pessoa está interligada com outras, e cada ação ressoa com consequências coletivas. Assim, vemos a humanidade como uma aldeia global onde todos são mutuamente dependentes. Mas como traduzimos essa consciência em mudanças comportamentais tangíveis?

Não podemos forçar uma mudança positiva nas nossas conexões interdependentes. Pelo contrário, precisamos nos comprometer voluntariamente com a lei da interdependência, o que se torna possível quando vemos que as relações negativas num mundo interdependente nos levam a consequências insuportáveis.

Nossas atitudes negativas uns com os outros pavimentam o caminho para um impasse que logo se aproxima. De uma forma ou de outra, precisaremos passar por uma mudança em nossas atitudes uns com os outros, de negativas para positivas, ou em outras palavras, de egoístas e divisivas para amorosas e atenciosas uns com os outros. Se não conseguirmos abraçar voluntariamente tal transformação, então as leis da natureza, que são fundamentalmente leis altruístas do amor, estreitarão cada vez mais as nossas interconexões até sentirmos que, sem mudar as nossas atitudes uns para com os outros, simplesmente acabaremos com nós mesmos.

Quanto mais compreendermos como a natureza opera sobre nós e para onde nos leva, mais definitivamente devemos chegar à conclusão de que precisamos abraçar uma mudança para conexões humanas positivas em toda a humanidade. O efeito metrônomo serve como uma metáfora comovente, incitando-nos a encontrar uma base comum e a avançar em harmonia em direção a um futuro definido pela consideração e amor mútuos.