Olhe Para Dentro De Você!

611Pergunta: Há uma história sobre um velho cego que estava sentado à sombra do templo quando um transeunte lhe perguntou: “Perdoe-me pela minha pergunta, mas como você ficou cego?” “Sou cego desde que nasci”, respondeu o velho. “O que você faz?” perguntou o transeunte. “Eu sou um astrônomo”, ele respondeu. “Eu observo o sol e as estrelas.” “Mas você não pode vê-los!”, exclamou surpreso o transeunte. “Entendo”, respondeu o velho. “Eles estão aqui.” E ele colocou a mão no peito.

Alguém pode viver assim: cego, mas não cego, e como resultado você vê; surdo e ao mesmo tempo ouve música, e pode ser músico? Uma pessoa pode não sentir sua inferioridade?

Resposta: Claro. Porque todos os nossos sentidos, em princípio, vêm do nosso egoísmo. Se não tivéssemos esses sentidos, poderíamos ser completamente diferentes.

Pergunta: Se este órgão dos sentidos for cortado de mim, digamos que sou cego como este velho que diz: “Sou um astrônomo”, então como posso não sentir que sou cego?

Resposta: Olhe para dentro de você.

Pergunta: O que verei lá?

Resposta: Você verá tudo: o céu, as estrelas, tudo! Dentro de você mesmo.

Pergunta: E se, digamos, eu sou surdo, posso ser músico? Vou ouvir música?

Resposta: O que você quiser. Você não precisa dos seus cinco sentidos. Você não precisa do seu corpo! Se não tivéssemos um corpo, seríamos muito felizes e perfeitos.

Pergunta: Então, neste caso eu não sinto nenhuma inferioridade se eu meio que convivo comigo mesmo?

Resposta: Sim.

Pergunta: Por favor, me ensine. Como viver assim? Como conseguir isso? Parece tão bom.

Resposta: Isso não pode ser explicado.

Pergunta: Então a última pergunta sobre o sábio. Ele disse: “Sou astrônomo, embora seja cego”. Por que congelamos quando olhamos para as estrelas?

Resposta: Porque esta é a parte oposta do universo em que existimos. Ela imediatamente nos fala sobre sua infinidade e nossa finitude.

Pergunta: Então, eu vejo infinito nisso? E pode ser encontrado em si mesmo, como ele encontrou?

Resposta: Pode ser encontrado dentro de você. Você pode se conectar com essas estrelas. Você pode sentir como elas existem.

Pergunta: E com isso parece que estou entrando neste estado de infinito?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 16/11/23