A Linguagem Das Raízes E Dos Ramos

526No início, Rabi Shimon declarou: “Os botões de flores apareceram na terra; chegou a hora da poda, e a voz da rola se ouve em nossa terra” (Rashbi, Zohar para Todos, “Os Botões de Flores”).

Pergunta: Cria-se a impressão de que o autor claramente não queria que as pessoas comuns entendessem o que está escrito aqui. Ou simplesmente não existem outras opções para descrever o estado de conexão com o Criador? O que pode ser entendido de tudo isso?

Resposta: O fato é que as forças espirituais que descem ao nosso mundo e organizam tudo nele são chamadas por nomes diferentes em níveis diferentes. Elas formam o mundo que nos rodeia. Portanto, um Cabalista que queira falar sobre isso utiliza diferentes níveis dessas forças em sua narrativa.

Acontece que, por um lado, isso pode ser descrito alegoricamente (que brotos surgiram debaixo da terra, a voz da rola se ouve no céu e assim por diante), e por outro lado, pode ser descrito pelas ações das forças físicas, e não pelos seus ramos.

Em geral, existem muitas possibilidades de descrever as ações da natureza de forma a aproximar a pessoa do que ela deve fazer, da realização de suas habilidades.

Pergunta: Isso significa que o autor não escreveu isso intencionalmente de forma tão codificada? Ele simplesmente não tinha outra escolha?

Resposta: Sim. Em geral, deve ser entendido que toda a natureza é revelada aos Cabalistas, e eles usam os termos e designações que consideram mais próximos para descrever certas ações.

De KabTV, “Introdução ao Livro do Zohar”, 07/01/24