Vamos Sobreviver Ou Perecer?

2931. Um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é perdido ou desperdiçado globalmente. Isso equivale a cerca de 1,3 bilhão de toneladas por ano, no valor de aproximadamente US$ 1 trilhão.

2. Todos os alimentos produzidos, mas nunca consumidos, seriam suficientes para alimentar dois bilhões de pessoas. Isso é mais do que o dobro do número de pessoas subnutridas em todo o mundo (Programa Alimentar Mundial).

Os EUA jogam fora até 11,3 milhões de toneladas de resíduos têxteis a cada ano – cerca de 2.150  peças de roupa por segundo…

Apenas uma fração do que é fabricado é reciclada. Oitenta e sete por cento da entrada total de fibra usada para roupas é incinerada ou enviada para um aterro sanitário. Marcas de moda têm sido criticadas por práticas como destruir produtos não vendidos e enviar pilhas de roupas para aterros sanitários (Bloomberg).

Comentário: Também ouvi dizer que dois milhões de carros foram produzidos globalmente e nunca foram vendidos nas últimas duas décadas. Nos últimos 20 anos, foram produzidos mais dois milhões de carros do que vendidos globalmente.

Em conclusão – uma conclusão incrível – chegamos aos limites do nosso mundo e agora precisamos expandir além do nosso planeta, ou seja, desenvolver economicamente outros corpos celestes.

Mas hoje isso não é possível. Então o que deveríamos fazer? Imagine chegar a essa conclusão! Eles não dizem: “Precisamos acabar com essa loucura de alguma forma. O que estamos fazendo?!

Resposta: Não podemos fazer mais nada. Como podemos parar isto? Parar tudo? Apagar as luzes?

Comentário: Nós erramos aqui, então agora precisamos nos mudar para outro lugar, e lá vamos…

Resposta: Você não irá a lugar nenhum, nem fará nada aqui também.

Pergunta: Então eles finalmente perguntam o que devemos fazer? Como uma pessoa pode chegar à conclusão correta dessas estatísticas verdadeiras e assustadoras?

Resposta: Nós exploramos este planeta, sugamos tudo dele e o poluímos. Então agora podemos morrer em paz.

Pergunta: Somos incapazes de impedir alguma coisa? Ao longo dos anos, tantos economistas e tantas propostas de mudança!

Resposta: Não, não houve propostas. Todas essas eram utopias irrealistas, nada realmente para se trabalhar. Se você não mudar o homem, não faz sentido mudar mais nada.

Comentário: Portanto, há apenas uma conclusão real: mudar o homem.

Resposta: Sim, para sentir o que vale a pena viver.

Pergunta: Então ele vai parar de produzir tantos carros e jogar fora tanta comida desnecessariamente?

Resposta: Ele trabalhará apenas para o necessário, para tornar a necessidade suficiente.

Comentário: Sua conclusão é muito simples: mudar o homem para sobreviver com as necessidades.

Resposta: Sim, porque não podemos mudar o mundo.

Pergunta: Nesse caso, aqui está minha pergunta habitual: cada pessoa não tem seu próprio conjunto de necessidades?

Resposta: Depende da educação delas. Todas aplicarão essa educação a si mesmas pessoalmente.

Pergunta: Mas isso soará verdadeiro em suas mentes e corações? “Eu não preciso de mais, isso é o suficiente para mim”.

Resposta: Claro.

Pergunta: Bem, você sabe, isso é utópico.

Resposta: Se isso é utópico, seguiremos um caminho diferente, um caminho de autodestruição. Apenas uma autodestruição muito simples. Parem de ter filhos, parem de produzir qualquer coisa. Parem o processo, comecem a atrasar este planeta.

Comentário: Ou seja, se não nos contentarmos com as necessidades, então é autodestruição e não há outro jeito.

Minha Resposta: Sim.

Pergunta: No ponto de atingir a necessidade, uma pessoa experimenta a felicidade de ter o suficiente e não precisar de mais nada? Este é um estado bom e feliz?

Resposta: Com o que ela pode substituí-lo? Afinal, sua ganância também não conhece limites. Como você pode pará-la? Meu vizinho tem mais! É uma corrida!

Uma corrida armamentista, uma corrida tecnológica, uma corrida de qualquer coisa. O que você pode fazer? Precisamos mudar o caráter do homem. Não podemos mudar sua natureza, mas podemos mudar a aplicação típica de sua natureza. Ou chegaremos a isso ou morreremos.

Pergunta: Ou seja, o “eu quero” não mudará. Meu desejo que precisa ser preenchido – isso não vai mudar. Eu tenho que ser preenchido com alguma coisa. Então, como essa frase terminará?

Resposta: Eu tenho que ser preenchido para sentir que recebo tudo do mundo ao mesmo tempo! Então não preciso de mais nada. Só ficarei plenamente realizado quando nos preenchermos mutuamente.

Não há como fugir disso. Teremos que descobrir isso e como chegar a isso.

Não seremos capazes de nos destruir, mas devemos nos conscientizar dessa necessidade de mudança.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 02/07/22