Será Que Nos Tornaremos Como Uma Colônia De Formigas?

557As temperaturas estão subindo e uma colônia de formigas logo terá que tomar uma decisão coletiva. Cada formiga sente o calor crescente sob seus pés, mas continua como de costume até que, de repente, as formigas invertem o curso. Todo o grupo sai correndo como um só – foi tomada a decisão de evacuar. É quase como se a colônia de formigas tivesse uma mente coletiva maior.

Um novo estudo sugere que, de fato, as formigas como um grupo se comportam de maneira semelhante às redes de neurônios em um cérebro.

Daniel Kronauer, da Rockefeller, e o associado de pós-doutorado Asaf Gal desenvolveram uma nova configuração experimental para analisar meticulosamente a tomada de decisões em colônias de formigas. Conforme relatado no Proceedings of the National Academy of Sciences, eles descobriram que quando uma colônia evacua devido ao aumento das temperaturas, sua decisão é uma função tanto da magnitude do aumento de calor quanto do tamanho do grupo de formigas.

As descobertas sugerem que as formigas combinam informações sensoriais com os parâmetros de seu grupo para chegar a uma resposta de grupo: um processo semelhante a computações neurais que dão origem a decisões.

“Fomos pioneiros em uma abordagem para entender a colônia de formigas como um sistema cognitivo que percebe entradas e depois as traduz em saídas comportamentais”, diz Kronauer, chefe do Laboratório de Evolução Social e Comportamento. “Este é um dos primeiros passos para realmente entender como as sociedades de insetos se envolvem na computação coletiva”. (Universidade Rockfeller)

Pergunta: Como você aplicaria isso a um ser humano? É aplicável a um ser humano? Uma pessoa pode atingir tal estado com outra pessoa?

Resposta: Não. É possível atingir esse estado por meio de um tremendo trabalho interno, mas não simplesmente de forma instintiva, como fazem os pássaros, os peixes ou outros animais.

Pergunta: Para os animais é um instinto, enquanto para nós é um trabalho atingir esse estado?

Resposta: Claro. Você vê como os peixes do mar nadam em um enorme cardume que pode incluir centenas de milhares deles.

Pergunta: E o homem muitas vezes abandona outra pessoa e foge porque está ferido.

Você, como Cabalista, acha que devemos chegar a um estado em que começamos a nos sentir assim, em que existimos em uma respiração?

Resposta: Geralmente, teremos que fazê-lo. Mas isso não acontecerá da mesma forma que acontece com peixes ou pássaros, mas por nós chamando o Criador e pedindo a Ele que nos conecte dentro Dele. Para Ele nos conectar em Sua mente superior, no desejo, e então rolaremos juntos com Ele. É por isso que queremos nos esforçar.

Assim, o Criador será a força que une, governa e guia – tudo!

Pergunta: Então os pensamentos sobre mim, que sinto calor, irão embora?

Resposta: Eu estarei dentro Dele. Que pensamentos existem? Tudo está feito.

Pergunta: Ou seja, estou inteiramente dentro Dele e confio apenas nisso?

Resposta: Sim. Ele já o engoliu. É o mesmo para todos.

Pergunta: Então nos tornamos um só corpo, coração?

Resposta: Sim. Olhe para aqueles peixes – eles estão Nele instintivamente. Mas precisamos que Ele faça isso por nós.

Pergunta: Quando vemos isso – a maneira como os pássaros, as formigas e os peixes se movem – por que estamos vendo isso? Para nós vermos e talvez até invejá-los?

Resposta: É para você ver que existe um estado de adesão, unidade e obediência onde cada um se anula pelo bem de todos. Nosso propósito é – apesar de nosso egoísmo e individualidade – alcançar o mesmo estado.

Pergunta: E se não fôssemos dotados dessa individualidade?

Resposta: Então seremos como peixes ou pássaros. E qual é a justificativa para isso?

Pergunta: Ou seja, não sentiríamos essa felicidade?

Resposta: Só se quisermos fazê-lo apesar de nós mesmos! Então você sente prazer em se submeter ao Criador apesar de si mesmo para estar junto com todos de quem você quer se separar! Você entende que tipos de forças opostas estão operando aqui? E na convergência dessas forças opostas é justamente quando você alcança a adesão com a força superior.

Comentário: Bemção, como dizem.

Minha Resposta: Sim.

Pergunta: A sensação de não querer me conectar com os outros, essa sensação não desaparece em mim?

Resposta: Não. Você se eleva acima dela.

Pergunta: Então, de uma forma ou de outra, fico com esse buraco negro dentro de mim?

Resposta: Claro. “O amor cobre todas as transgressões.” Isto é, o egoísmo deve estar sempre abaixo, e acima dele há conexão e amor. Caso contrário, o amor desaparecerá.

As transgressões devem estar lá.

Comentário: Somos muito diferentes das formigas.

Minha Resposta: Elas não têm, apenas trabalham com calma.

Pergunta: E daí, elas não têm esse sentimento de felicidade? Felicidade, revelação?

Resposta: Não, elas têm a sensação de realizar seu instinto. Ou seja, elas se sentem executoras e autossuficientes – mas sem prazer.

Nos foi dada a oportunidade de receber prazer e ser feliz.

Comentário: Justamente quando nos superamos.

Minha Resposta: Só então.

Pergunta: Caso contrário, uma pessoa não pode alcançar a felicidade?

Resposta: Não.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 04/08/22