“Aquele Que Come O Que Não É Seu Tem Medo De Olhar Para O Seu Rosto”

627.1Devemos entender essa pergunta de nossos sábios, que perguntaram sobre isso: “Se o propósito da criação dos mundos era deleitar Suas criaturas, por que Ele criou este mundo corpóreo, turvo e atormentado? Sem isso, Ele certamente poderia deleitar as almas tanto quanto quisesse, então por que Ele trouxe a alma para um corpo tão escuro e imundo?” (Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot , Capítulo 1, Observação Interna, item 6).

O Criador colocou a alma em um corpo tão obscuro e imundo precisamente para que nós, partindo de nosso estado original repugnante, começássemos a alcançar Sua perfeição, eternidade e qualidades.

Então o Baal HaSulam vai ainda mais fundo: Aquele que come o que não é seu tem medo de olhar para o próprio rosto. Isso significa que podemos alcançar o Criador apenas na medida de nossa semelhança com Ele. Na medida em que adquirirmos as qualidades de doação, amor e conexão, seremos capazes de alcançá-Lo.

Pergunta: O que a vergonha tem a ver com isso?

Resposta: A vergonha é um sentimento da manifestação de nossa separação do Criador. Ele nos colocou neste mundo para que pudéssemos alcançar Sua perfeição deste estado mais baixo e imundo e parar de sentir vergonha.

Comentário: Em princípio, é lógico. Isso também existe em nosso mundo.

Minha Resposta: Sim, é totalmente lógico. A única coisa é como chegar a isso.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 30/10/22