A Mulher Do Século XXI, Parte 1

630.2A história conhece muitas mulheres que foram pioneiras que abriram o caminho e fizeram mudanças no mundo que lançaram as bases para uma sociedade mais progressista. Normalmente, esforços heroicos eram exigidos de uma mulher para romper os estereótipos estabelecidos e ir contra as normas e tradições culturais aceitas.

No entanto, a maior parte da história foi escrita por homens, e há muito poucos nomes femininos nela. As mulheres sempre ficaram em segundo plano. Afinal, a história se desenvolve de acordo com a estrutura geral da sociedade, o universo e toda a criação, que consiste em dez Sefirot.

Essa estrutura se desenvolve de cima para baixo, da Sefira Keter à Malchut. Embora tudo seja destinado à Malchut, à parte feminina da estrutura, até que chegue sua vez, até que todo o sistema se desenvolva, o papel da mulher está oculto.

Isso é evidente ao longo da história, entre todas as nações e em todos os tempos. Somente no povo de Israel o papel da mulher sempre foi mais pronunciado do que em outros, como é evidente por esses nomes do Tanach: Eva, esposa de Adão, e a grande profetisa Batia, filha do faraó que criou Moisés.

“Batia” significa “a filha do Criador” (Bet-Yod-Hey), o que indica seu destino supremo. O Tanach fala sobre muitas mulheres que desempenharam um papel especial na história e sempre positivo.

Durante o último exílio de 2.000 anos, o papel de uma mulher ficou ainda mais oculto. Quanto mais longo e profundo era o exílio, mais o papel da mulher permanecia nas sombras. Agora, ao sairmos desse exílio, as mulheres estão ganhando cada vez mais liberdade e um papel cada vez mais importante. Mudanças especialmente grandes ocorreram no século passado e ainda mais em nosso século XXI, quando a mulher se torna a parte dominante no desenvolvimento.

Isso é muito perceptível no mundo moderno, onde tantas mulheres ocupam cargos de liderança em empresas e até como chefes de países. Não só o poder feminino está crescendo, mas a imagem de uma mulher está se tornando cada vez mais importante. Como resultado, vemos que o mundo inteiro existe para elevar Malchut, a parte feminina, acima de tudo no modelo do mundo.

Embora Malchut estivesse sempre em ocultação porque é a última Sefira, no último estágio ela se torna a mais importante, sai da ocultação e se revela na luz refletida até Keter. Acontece que o papel de uma mulher é o mais importante. Embora esteja escrito que “toda a honra [espera] a filha do rei que está dentro” (Salmos 45:14), porque ela sempre esteve escondida, agora ela vem à frente e começa a se revelar como a parte mais importante.

Acho que o século 21 deveria dar às mulheres mais tempo para avançar e aprender sobre seu papel na correção do mundo. Essas mulheres serão capazes de conduzir o mundo à meta elevada que está diante de nós.

Antigamente, o desenvolvimento de uma mulher era sempre atrasado em relação ao desenvolvimento geral. O fato é que uma mulher pertence à décima parte da estrutura geral: Keter, Hochma, Bina, Hessed, Gevurah, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod, e a última, Malchut, é a parte feminina da alma. Mas quando Malchut começa a receber, quando já há restrição, tela e luz refletida na qual Malchut atinge Keter, a luz vem e ilumina todas as Sefirot. A luz direta e a refletida se conectam.

Anteriormente, a humanidade negligenciou o papel de uma mulher e não apreciou seu valor. Mas tudo isso deve ser corrigido hoje, pois estamos chegando ao último estágio em que uma mulher deve crescer e se revelar.

Nos séculos XIX e XX houve uma mudança qualitativa, e a força feminina começou a irromper. As mulheres receberam o direito de voto nas eleições e acesso ao ensino superior. Isso fez avançar não só as próprias mulheres, mas também toda a sociedade, seus estratos sociais mais baixos. Uma mulher não entra apenas no palco histórico, social e público, ela também puxa camadas sociais fracas que de outra forma não conseguiriam avançar.

Uma mulher muda tudo. Só precisamos dar espaço a uma mulher, permitir que ela se expresse, e toda a vida muda. Isto é especialmente verdade em nosso tempo, porque estamos chegando ao fim da correção do mundo. Ainda há muito que precisa ser corrigido, mas já estamos na linha de chegada. Portanto, o papel da mulher está se tornando mais perceptível a cada dia.

Uma mulher exigirá mais e mais porque as forças da natureza a estão empurrando para isso. Por outro lado, a metade masculina da humanidade se curvará cada vez mais às mulheres. Portanto, é necessário explicar às mulheres seu papel e sua responsabilidade de cumpri-lo e não negligenciá-lo.

Se as mulheres não cumprem seu papel de liderança, elas como se o deixassem para os homens. Mas os homens não podem mais agir como antes. Acontece que os homens não estão mais atuando, e as mulheres ainda não estão atuando, e nós ficamos indecisos, o que é muito perigoso. Este é o tempo em que estamos entrando hoje.

De KabTV, “Mulheres no Novo Mundo”, 05/07/20, Parte 1a Maneira Rápida de Sentir o Espiritual”, 30/08/13