A Luz Da Alma

569.01Deixe-me explicar isso nas almas das pessoas, que também são espirituais: é sabido que a forma da lei espiritual é simples. Certamente, há tantas almas quanto corpos, onde brilham as almas. No entanto, elas são separadas uma da outra pela disparidade de forma em cada uma delas. (Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, Parte 1, Item 4, “Restrição e Linha”, Observação Interna).

Pergunta: O que significa que existem almas e que toda alma tem algum tipo de corpo?

Resposta: O desejo em si não significa nada. Mas sua forma, isto é, o que ela almeja e com o que deseja ser preenchida, determina a essência do próprio desejo e o objeto no qual ele se manifesta.

Pergunta: Baal HaSulam escreve: Existem tantas almas quanto corpos onde as almas brilham. O que significa que “a alma brilha no corpo”?

Resposta: A questão é que o desejo, que determina toda a propriedade do corpo, pode variar; pode diminuir, aumentar e assumir várias formas e tipos. Assim, algum tipo de evolução ocorre o tempo todo, como uma mudança na forma do desejo em seu tamanho ou em seu caráter. Desta forma, todos os desejos diferem uns dos outros.

O desejo interior é definido como a alma. Isso também determina qual é a essência desse objeto e o que exatamente ele quer – se ele quer receber para si mesmo, para o bem dos outros, doar para o seu próprio bem ou para os outros, de que forma, e assim por diante. Tudo isso separa as almas umas das outras e as diferencia na distância entre elas em qualidade e quantidade.

A realização da alma é chamada de luz. Acontece que se os desejos são preenchidos com algo, por exemplo, com sofrimento ou prazer, isso é chamado de luz da alma.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)“, 30/10/22