“Quem Lhes Deu O Direito?” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Quem Lhes Deu O Direito?

Uma vez por semana, o cineasta Semion Vinokur me entrevista em um programa chamado Novosti (Notícias). No programa, Semion pergunta sobre atualidades e apresenta comentários dos telespectadores. No programa anterior, ele apresentou uma pergunta comovente de uma espectadora que se chamava (ou talvez a si mesma) Her. Abaixo está uma transcrição traduzida da pergunta com as perguntas de acompanhamento de Semion e minhas respostas.

Pergunta: Ela escreve para você da seguinte forma: Continuo ouvindo em seus clipes que você diz que somente os judeus podem mudar o mundo. Por que você assume tal responsabilidade em sua nação? E também, quem lhe deu o direito de fazer isso? Por favor, responda minha pergunta e não me diga que está escrito na Torá.

Resposta: Porque o método para corrigir o mundo está com os judeus. Foi entregue a nós há milhares de anos.

Pergunta: Veja, estamos apenas nos destacando!

Resposta: Podemos nos destacar mais do que temos nos destacado ao longo da história?

Pergunta: Sim, mas isso nos traz ressentimento!

Resposta: Eu entendo isso, mas é melhor entender que essa é a verdade, e que você é odiado justamente por isso. Em outras palavras, eu aceito a conclusão deles e digo: “Sim, você está certo, o problema é conosco, nós somos os culpados”.

Pergunta: Então não podemos fugir disso?

Resposta: Não, não. No entanto, matar-nos também não tornará as coisas mais fáceis para o mundo; é melhor ouvirmos e refletirmos sobre como podemos realmente usar essa verdade eterna.

Pergunta: Não há nenhuma prova do que você está dizendo

Resposta: Se nós, Israel, fizermos o que devemos, haverá provas.

Pergunta: Entretanto, para muitas pessoas, estas são apenas palavras.

Resposta: Claro, mas, por outro lado, elas podem dizer: “Ah, então é por isso que os odiamos, isso significa que estamos certos em odiá-los”.

Pergunta: Mas e se uma pessoa não odeia judeus? Muitas pessoas não odeiam judeus, e estamos basicamente dizendo a elas: “Você odeia judeus!” Fazemos muitos clipes desse tipo com vocês, e as respostas estão sempre na mesma linha: “Escolhido? O povo escolhido? Quem lhes deu o direito? Por que vocês tem tanta certeza disso?”

Resposta: Mas elas mesmas estão dizendo isso, toda a humanidade! A humanidade tem uma atitude especial para com os judeus, uma opinião especial, uma exigência especial. Este assunto está conosco há milhares de anos; é hora de parar de cobri-lo e fingir que não existe.

Pergunta: Então, o que um não-judeu deve fazer se quiser ouvir o que você está dizendo?

Resposta: Ele deve simplesmente ouvir o que estou dizendo.

Pergunta: Mesmo que não seja judeu?

Resposta: Não faz diferença se ele é judeu ou não.

Pergunta: Mas você está dizendo que os judeus têm que fazer algo específico!

Resposta: Certo. os judeus devem saber o que os distingue e, portanto, revelar sua singularidade às nações do mundo. Então, junto com o resto das nações, eles devem assumir a transformação de toda a humanidade, da natureza, de tudo o que existe.

Pergunta: Transformação de quê e em quê?

Resposta: Transformação do egoísmo absoluto da humanidade, como vemos hoje, em seu oposto, em conexão.

Pergunta: Esta é a tarefa dos judeus?

Resposta: Precisamente isso cabe aos judeus.

Pergunta: E quanto ao resto das nações?

Resposta: O resto das nações do mundo deveriam ouvir o que os judeus estão dizendo porque talvez eles [judeus] tenham razão, talvez seja isso que pode nos salvar.

Pergunta: Mas muito poucos judeus falam sobre conexão e mudança de nossa natureza; a maioria dos judeus não diz nada disso.

Resposta: A maioria não sabe de sua responsabilidade nem entende sua tarefa; eles são como todos os outros.

Pergunta: Sua tarefa é conectar e apresentar isso ao mundo?

Resposta: Sim.

Pergunta: Ok, vamos continuar discutindo, como sempre; talvez eles ouçam, e talvez não.

Resposta: Eles vão ouvir, com certeza.

Pergunta: O que o deixa tão esperançoso?

Resposta: Eu coloco minha esperança no fato de que o mundo não vai mudar assim. Ele não fará a transição para um novo estado instantaneamente. Mas no final, a natureza forçará todas as nações do mundo, e principalmente os judeus, a pensar sobre o que realmente significa corrigir o mundo, e a que devemos chegar, e em primeiro lugar os judeus.

Pergunta: Claro, mas não é simples.

Resposta: Não é simples, mas estamos ficando sem tempo.