Como Adquirir A Sabedoria Do Mundo

934Não há nada a corrigir em cada um de nós; o problema não está em cada um individualmente. O principal é corrigir nossa conexão para que todas as desvantagens e vantagens em nós, todas as qualidades más e boas que estão em cada um, alcancem a realização mútua entre os amigos. Isso é chamado de garantia mútua.

A garantia mútua é necessária precisamente para compensar mutuamente todas as qualidades más e boas por meio de nossa conexão. Acontece que não há justos entre nós: somos todos pecadores. Mas se conectarmos adequadamente todas as nossas qualidades polares umas às outras, combinarmos vantagens e desvantagens, todo o sistema começará a funcionar perfeitamente.

O principal é completar um ao outro. Só precisamos começar este trabalho; mesmo que não entendamos como fazê-lo e apenas queiramos que aconteça, o Criador o completará para nós.

Se eu compenso todas as deficiências que noto em um amigo ao ver o Criador atrás dele, eu conecto todo o sistema de maneira completa. Então esse sistema fica claro para mim, toda a criação fica clara para mim: como ele se conecta e funciona e como uma parte afeta a outra desde o início da criação até o fim. Eu entendo tudo o que acontece na relação entre todas as suas partes; isto é, eu adquiro a sabedoria do mundo.

Dizem sobre isso que “Os justos se sentam e desfrutam do esplendor da Shechiná”, a forma como todas as qualidades negativas e positivas são combinadas, todos os opostos se completam, e não há nada desnecessário, nada de ruim, e tudo está unido em harmonia completa.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/08/22, “Reforçar-nos com Não Há Outro Além Dele”