“Para Aumentar A Arrecadação De Impostos, O Japão Incentiva O Consumo De Álcool” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Para Aumentar A Arrecadação De Impostos, O Japão Incentiva O Consumo De Álcool

Se esta não fosse uma história verdadeira, eu pensaria que é uma piada de mau gosto. A Agência Nacional de Impostos do Japão (NTA) lançou uma campanha chamada “Sake Viva”, que incentiva os jovens a aumentar o consumo de álcool. “Na última década”, explica Biswarup Bose, analista de consumo da GlobalData, “as vendas de bebidas alcoólicas no Japão diminuíram devido ao rápido envelhecimento e diminuição da população e ao declínio da ingestão de álcool entre os consumidores jovens devido a fatores de saúde ou estilo de vida. Consequentemente, as vendas totais de bebidas alcoólicas do Japão caíram de US$ 112,4 bilhões em 2011 para US$ 95,6 bilhões em 2021”. Em qualquer outro lugar, isso seria considerado uma ótima notícia. Mas no Japão, aparentemente, o dinheiro vem em primeiro lugar, e o governo está tentando levar os jovens de volta à bebida.

O álcool é uma droga viciante. Uma vez que ele atrai as pessoas, elas não serão capazes de passar sem ele. Pior ainda, o vício em álcool leva ao abuso excessivo de drogas e a uma série de outros problemas que andam de mãos dadas com o alcoolismo. Entendo a necessidade do governo arrecadar mais impostos, mas existem formas melhores de equilibrar o orçamento.

Uma dessas formas, e que eu recomendaria, é fortalecer o sentimento de solidariedade na sociedade. Isso diminuiria as despesas do governo a tal ponto que o país prosperaria. O aumento da solidariedade criaria um equilíbrio, melhoraria a estabilidade das famílias e comunidades e a força geral da sociedade.

O aumento da solidariedade não apenas eliminaria a necessidade de medidas tão prejudiciais da autoridade tributária do país (de todas as autoridades) para equilibrar o orçamento do Japão, mas elevaria a sociedade do país a um nível que o tornaria um modelo para o mundo.

É certo que tal ideia, especialmente quando se trata da sociedade japonesa, é completamente heterodoxa, mas nosso tempo também é muito diferente do passado. Por mais lenta que seja a economia do Japão, o aumento do consumo de álcool certamente não é a solução.

Em vez de beber mais, sugiro que os japoneses adotem uma sabedoria judaica que raramente é usada, inclusive pelos próprios judeus: a sabedoria da conexão. Se o Japão adotar os princípios de solidariedade e responsabilidade mútua entre os membros da sociedade, seus problemas acabarão.