“Os Limites Do Desenvolvimento Tecnológico” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Os Limites Do Desenvolvimento Tecnológico

O contraste evidente entre a realidade real e a vida que poderíamos estar vivendo está se tornando cada vez mais doloroso. É doloroso porque poderíamos estar vivendo no paraíso. Em vez disso, estamos tornando nossas vidas um inferno na Terra por meio de nossas próprias ações.

Por um lado, algumas partes da humanidade experimentaram todos os estágios de desenvolvimento desde a Idade da Pedra até as Idades do Bronze e do Ferro, ao feudalismo e escravidão, ao socialismo e ao capitalismo, à autocracia e à democracia. Ao mesmo tempo, outras partes da humanidade estão presas em algum lugar nesses três primeiros períodos. A lacuna entre os estágios de desenvolvimento em diferentes lugares do mundo cria lacunas em todos os aspectos da vida das pessoas e impede o progresso da humanidade.

Nesse estado, a tecnologia, por mais avançada que seja, não pode ajudar. Mesmo onde é introduzida, as pessoas a usam para maltratar umas às outras, em vez de elevar a humanidade às alturas que ela poderia alcançar. A solução para os problemas da humanidade, portanto, não está em mais tecnologia, mas em uma educação adequada que elevará a humanidade da barbárie do abuso e da aniquilação mútua.

O que precisa mudar agora não é como nos comunicamos, mas como nos conectamos uns com os outros. Se sairmos da atitude de beligerância constante e pararmos de agir como clãs de homens das cavernas lutando por áreas de caça, se começarmos a agir como a sociedade humana global que nos tornamos, seremos capazes de maximizar os benefícios da tecnologia para o bem de toda humanidade.

Acho que já é evidente que hoje a agressão não compensa. O mundo não tolera mais valentões.

Precisamos chegar a ver que toda a estrutura e direção da evolução é no sentido de maior colaboração e cooperação. Embora a natureza tenha criado forças contraditórias, não há guerras na natureza; existe complementaridade. Cada elemento na natureza é dependente e sustenta seu oposto. Se entendêssemos isso, colheríamos os benefícios da complementaridade em vez de tentar desesperadamente destruir aqueles que consideramos inimigos.

Em nossa cegueira, não vemos que nossa própria sobrevivência e prosperidade dependem da sobrevivência e prosperidade desses mesmos inimigos. Se pudéssemos ver essa verdade simples, entenderíamos a loucura da guerra.

Não temos ideia de quais poderes vamos liberar quando começarmos a cooperar em vez de aniquilar. Atualmente, tudo o que está trabalhando contra nós começará a trabalhar a nosso favor, porque também estaremos trabalhando a seu favor.

Hoje, sentimos que tudo se esforça para destruir ou dominar tudo e todos os outros. Complementaridade significa exatamente o oposto: tudo apoia e sustenta tudo e todos. Se o universo não funcionasse dessa maneira, não existiria nem por uma fração de segundo. Assim que entendermos isso e começarmos a operar de acordo, descobriremos uma nova realidade de poderes e abundância ilimitados, que estão todos trabalhando a nosso favor.

A única maneira de fazer essas descobertas é mudar nossa atitude, como dito acima, de beligerância para cooperação. Todas as divisões e inimizades que percebemos atualmente na humanidade desaparecerão e as pessoas trabalharão como uma unidade cujos elementos desempenham seus respectivos papéis em perfeita harmonia com todos os outros elementos da criação.

O desenvolvimento tecnológico não será um problema, pois a complementaridade garantirá que todos recebam exatamente o que precisam, tanto quanto precisam e exatamente quando precisam. Simplesmente mudar nossa mentalidade nos levará à era da abundância.