“Microdosagem – Existem Maneiras Melhores De Aumentar A Criatividade” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “MicrodosagemExistem Maneiras Melhores De Aumentar A Criatividade

Por Alan Rockefeller — Trabalho próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83445198

Disseram-me que há uma nova tendência – tomar pequenas quantidades de dietilamida do ácido lisérgico (LSD), cogumelos contendo psilocibina e outras substâncias alucinógenas para melhorar a criatividade e a produção no trabalho. Os dados científicos em torno dessa prática, chamada de “microdosagem”, são inconclusivos, para dizer o mínimo. Um estudo descobriu que os efeitos são muito limitados e só ocorrem se você acreditar neles em primeiro lugar. Outro estudo encontrou alguns efeitos positivos, mas também encontrou efeitos adversos igualmente. Eu compreendo a necessidade de estender os limites, de ver fora de nós; há um grande apelo para isso. No entanto, há uma maneira melhor de fazer isso, e envolve não a desconexão da realidade, mas o seu oposto: uma nova e mais profunda conexão com tudo.

Em vez de nos desvincularmos de outras pessoas por meio de drogas, em qualquer nível de dosagem, devemos aumentar e aprofundar nossa conexão com elas. Ao fazer isso, podemos começar a ver o mundo “através dos olhos delas”, sentir o mundo como elas o sentem e realmente sair de nós mesmos.

Cada pessoa vive em seu próprio mundo tridimensional. Quando começamos a ver o mundo pelos olhos de outras pessoas, ganhamos infinitas dimensões para nossa percepção. Melhor ainda, a realidade que vemos através de outras pessoas aumenta e enriquece aquela que vemos através de nossos próprios olhos. Esses “universos paralelos” não entram em conflito, mas se entrelaçam em uma imagem mais completa da realidade.

Tudo o que precisamos fazer para conseguir isso é mudar nossa intenção em nossas interações com os outros. Em vez de procurar ganhar dos outros o máximo que pudermos para nós mesmos, devemos nos esforçar para dar aos outros o que podemos e quando podemos. Empregar essa tática nos revelará o que eles sentem e como veem o mundo. A única coisa que nos impede de descobrir esses intermináveis novos mundos que existem ao nosso redor é nossa intenção de explorá-los em vez de contribuir para eles.

Não precisamos reverter nossa atitude em relação aos outros de uma só vez. Podemos fazer uma “microdose”, começando por onde for mais fácil e com as pessoas mais próximas. As revelações que descobriremos serão ao mesmo tempo alarmantes e esclarecedoras. À medida que progredirmos, toda a nossa visão de mundo mudará e nossa percepção da realidade será completamente nova. É um processo cumulativo, por isso não devemos apressá-lo.

No entanto, este processo não pode ter sucesso sozinho. Se apenas uma pessoa tentar mudar sua atitude em relação aos outros, isso não funcionará. Deve haver pelo menos um grupo de pessoas que estão trabalhando nisso juntas. Quando praticam isso entre si, abrem-se aos mundos uma da outra, aprendem a sentir uma a outra, incorporam-se aos mundos uma da outra, e toda a sua percepção muda. Uma vez que elas consigam isso uma com a outra, sua nova percepção refletirá em como elas veem o mundo em geral, e elas serão capazes de aplicar seus insights a todos os aspectos de suas vidas.