“Elevando-se Acima Das Diferenças” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Elevando-se Acima Das Diferenças

Todo conflito internacional que está se desenrolando atualmente prova o mesmo ponto: a agressão não compensa. Nós nos tornamos tão dependentes uns dos outros que simplesmente não há como fazer pender a balança em um lugar sem pender para todo o sistema, ou seja, em todo o mundo. Os próximos anos provarão dois fatos: 1) Não nos suportamos e não nos importamos nem um pouco uns com os outros. 2) Não podemos viver sem a ajuda uns dos outros. A colisão entre esses fatos contraditórios nos fará perceber que somos como as rodas de uma máquina. Cada roda gira em uma direção diferente, mas somente quando todas as rodas giram na direção em que deveriam girar, a máquina funciona corretamente. Se até mesmo uma roda mudar de direção, a máquina para de funcionar.

Quando percebermos isso, entenderemos que não temos escolha a não ser voltar a luta para dentro. Teremos que lutar contra nosso ódio pelos outros, em vez de lutar uns contra os outros por causa de nosso ódio mútuo.

Teremos que perceber que são precisamente as diferenças entre nós que nos permitem obter o que precisamos dos outros, em vez de ter que fazê-los por nós mesmos. Progresso, elevação do padrão de vida, melhoria da saúde, nutrição, educação, transporte, comunicação, oportunidades profissionais e todos os outros benefícios que a civilização moderna oferece são construídos em diferentes pessoas com diferentes habilidades e diferentes campos de interesse, contribuindo com sua parte para o sistema global que nosso mundo se tornou.

A diferença entre a civilização moderna e os antigos homens das cavernas está enraizada no aumento da cooperação e colaboração. Se fôssemos todos iguais e fizéssemos a mesma coisa, seríamos mais atrasados do que nossos ancestrais mais antigos que tinham acabado de descer das árvores e encontrar um companheiro para viver em uma caverna e se proteger de predadores.

Não poderíamos parar a direção da evolução em direção ao aumento da cooperação, mesmo que tentássemos. Assim como os organismos evoluem aumentando sua dependência uns dos outros e a complexidade de suas conexões, a humanidade evolui através do aumento da conexão, da comunicação e da complexidade de nossos sistemas. A única razão pela qual os organismos naturais estão tendo sucesso e a sociedade humana está falhando é que resistimos à diversidade e seus benefícios enquanto a natureza a abraça.

Se tivéssemos consciência de que apenas nosso excesso de individualismo e narcisismo nos impede de colher os benefícios da diversidade, talvez parássemos de lutar contra outras pessoas e começássemos a lutar contra o elemento que nos coloca uns contra os outros: nosso próprio ego. Estou convencido de que simplesmente perceber que nosso verdadeiro inimigo não está fora de nós, mas dentro de nós, melhorará drasticamente o mundo e colheremos benefícios que hoje nem podemos imaginar.