Dois Estados Dessa Rosa

43Há dois estados para essa rosa:

1) Katnut – o início de sua formação, na qual há apenas a Sefira Keter nela, na qual sua luz de Nefesh está vestida, e suas nove inferiores caem fora de Atzilut, no mundo de Beria.

2) Gadlut – quando suas nove inferiores sobem do mundo de Beria para o mundo de Atzilut e com elas, ela é construída em um Partzuf completo com dez Sefirot (Rabi Shimon bar Yochai [Rashbi], Zohar para Todos, A Rosa).

Pergunta: Que conselho você daria a um novo aluno que se encontra em uma aula de Cabalá pela primeira vez?

Resposta: Nossa Fonte é chamada de “Infinito” (Ein Sof). A partir daí, através do mundo de Adam Kadmon (AK), a luz desce até o Tabur comum (umbigo). Abaixo estão os Partzufim do mundo de Atzilut: Atik, Arich Anpin (AA), Aba ve Ima (AVI) e ZON (Zeir Anpin e Nukva). Abaixo deles estão os mundos de Beria, Yetzira e Assiya.

Nós estudamos sobre o que está acontecendo no mundo de Atzilut. Para nós, é de extrema importância porque é aqui que a governança é conduzida e onde o passado, o presente e o futuro estão contidos. Conclui-se com o Parsa (fronteira, linha de separação), que restringe a propagação da luz de Hochma (Sabedoria).

Abaixo, nos mundos de BYA, estão as almas quebradas, e todo o caminho abaixo da linha final comum (Sium) da luz que vem do infinito é o nosso mundo. Aqui, existimos em nossos corpos até que sejamos despertados espiritualmente.

As almas elevam seu desejo, seu apelo por correção, à Malchut do mundo de Atzilut. Ela utiliza a conexão com Zeir Anpin e eleva o desejo das almas a Ele.

Na medida em que Zeir Anpin se conecta à Malchut, eles se tornam um Partzuf conjunto chamado ZON e ascendem a AVI. Zeir Anpin ascende à Aba, o Partzuf paternal, enquanto Malchut ascende à Ima, o Partzuf maternal.

ZON obriga “pai e mãe” a dar-lhes todas as luzes, correções e realizações necessários e depois regressam ao seu lugar. Lá, eles se tornam “grandes”; eles adquirem o estado adulto de Gadlut. Isso nos ajuda a esclarecer o significado dos dois estados da rosa, ou seja, Malchut: Katnut e Gadlut.

No primeiro estado, ela representa apenas o ponto da Sefirá superior – Keter, enquanto as outras nove Sefirot estão abaixo da Parsa. Além disso, aqui estão as forças das Klipot (sujeira, cascas). Este é o significado da frase “uma rosa entre os espinhos”: Malchut entre as Klipot. É o primeiro e menor estado de Malchut.

Em seu estado adulto, Malchut eleva suas nove Sefirot inferiores, faz um Zivug (acasalamento) com Zeir Anpin unificando-se com ele e assim se torna uma rosa genuína, desabrochando em toda a sua beleza. Malchut pode se tornar assim somente quando seus “espinhos”, ou seja, Kelim (vasos) que estão desconectados e não preenchidos por Zeir Anpin, ascendem a um Zivug com ele.

Tudo isso é evocado pelas almas quebradas quando elas se unem e são elas que trazem a correção de Zeir Anpin e Malchut. Aqui reside todo o nosso trabalho: fazer a correção de ZON até atingir o seu estado final.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/11/10, O Livro do Zohar ,“A Rosa (Shoshanah)”