Fique Longe Da Externalidade

Dr. Michael LaitmanAs pessoas estão se afastando da pompa e dos modos enganosos. Antigamente, aristocratas andavam pelas ruas com casacos de cauda e cartolas, segurando-se automaticamente numa etiqueta estrita, realizando rituais adotados.

Hoje, no entanto, as pessoas estão cada vez mais livres das estruturas rígidas: elas se vestem de forma simples, falam de forma clara, os meios de comunicação são menos formais, as crianças são mais relaxadas em seu comportamento com seus pais, mais pessoas usam sandálias e tênis, etc.

Em resumo, nós estamos nos afastando da forma externa, uma vez que agora está claro que isso não é o que faz uma pessoa.

As pessoas não têm vergonha do que antes era considerado um tabu social. Inclinações sexuais não tradicionais, por exemplo, sobre as qual as pessoas costumavam se matar no passado, são abertamente declaradas hoje, sem qualquer sentimento de vergonha. As pessoas não sentem mais necessidade de esconder suas tendências naturais, e a sociedade aceita todas. Todos recebem atributos inatos aos quais acrescentam o que receberam do ambiente.

Assim, nós gradualmente abordamos a questão: “Quem sou eu realmente? Se tudo o que eu sou é herdado, então eu não sou nada, sou uma espécie de robô um programa embutido, em vez de um indivíduo real”.

Esta questão ainda não é feita explicitamente, mas a humanidade está cada vez mais próxima disso e logo estará pronta para realmente perguntar. Quando a superficialidade chegar ao fim, vamos querer identificar o que é que torna uma pessoa um ser humano.

Então, vamos descobrir que não há nada, exceto o ponto no coração, e que mesmo este ponto ainda não nos dá o direito de sermos chamados de ser humano. É apenas uma gota de sêmen espiritual que nós temos que trazer para o grupo, o que significa trazer a si mesmo no útero. Quanto mais fortemente eu me apego ao grupo, mais eu me apego ao útero, e conforme os meus esforços, sou alimentado e recebo sangue, oxigênio, etc. Então, essa gota se torna um embrião espiritual.

A principal coisa é que todo este processo é realizado pelo grupo. Este é o lugar onde a pessoa se alimenta, e quanto mais o embrião é aderido a ele, mais força espiritual ele recebe para crescer.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 26/11/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente