Para A Glória Do Reino Do Criador

239É como dizemos (Na Oração Dezoito Suplementar de Rosh Hashaná), “Nosso Pai, nosso Rei, revela a glória do Teu reino sobre nós”, ou seja, que o reino dos céus não seja para nós como pó, mas bastante glorificado.

Segue-se que o que esse tipo de pessoa exige do Criador é que Ele lhes revele a glória de Sua realeza e não tenham nada com o Criador, pois não exigem nenhuma recompensa do Criador. Em vez disso, tudo o que querem é servir ao Rei e agradá-Lo. Elas pedem que o Criador lhes mostre a glória do reino dos céus ( Rabash, Artigo nº 34 (1985), “E eu implorei ao Senhor”).

Pergunta: Se as pessoas querem apenas servir ao Criador, por que exigem que Ele lhes revele a glória de Seu reino?

Resposta: É exatamente para que possam servi-Lo. Se o Criador estiver oculto, não seremos capazes de nos aproximar Dele ou servi-Lo de forma alguma. Ele parecerá pequeno ou inexistente aos nossos olhos.

Portanto, precisamos que Ele se revele pelo menos um pouco. Nesta medida, seremos capazes de servi-Lo. É por isso que dizemos: “Revela a glória do Teu reino sobre nós para que possamos honrá-Lo e servi-Lo”.

Pergunta: Como Ele pode revelar Sua glória?

Resposta: É problema dele como fazer isso. Pedimos porque não podemos fazê-lo sem Ele. Se Ele não se revelar, não teremos força nem para doar a Ele nem para receber Dele.

Receber Dele é ainda mais difícil do que doar porque, quando recebo, uso meus desejos egoístas. Eu tenho que corrigi-los e usá-los apenas para doação. Então, minha recepção será para fins de doação, e isso é um trabalho muito árduo. Somos sempre tentados a cair em receber para nós mesmos.

Pergunta: Se não queremos receber do Criador e fazemos a restrição na recepção, a que estamos nos apegando? Qual é o critério da conexão com Ele?

Resposta: Nós nos apegamos ao fato de que queremos dar a Ele contentamento. Ao mesmo tempo, desfrutamos de Sua grandeza e não da satisfação real Dele.

Pergunta: Qual é a diferença?

Resposta: Nossos desejos egoístas de receber procuram desfrutar da satisfação. Mas desfrutar Sua grandeza é quando sentimos Sua grandeza em todos os mundos, no mundo inteiro, e a desfrutamos; isto é, desfrutamos do fato de pertencermos a Ele.

Da Lição Diária de Cabalá 31/07/23, “Revelando a Glória de Sua Realeza