Há Apenas Um Portão Para Uma Vida Feliz

715Comentário: Alexander escreve: “Você diz que com o tempo todo o mal desaparecerá. Então por que não desapareceu até hoje? Muitas gerações mudaram ao longo de milhares de anos; deveríamos ter renascido como pessoas melhores, mas o mal só aumentou. De alguma forma, sua fórmula não funciona”.

Minha Resposta: Minha fórmula só funciona quando tentamos todos os resultados possíveis, ou seja, quando garantimos que nada funciona! Nada.

Então entenderemos que não temos solução a não ser apenas nos tratarmos como parentes. Não como nossos parentes hoje, pois também é egoísta quando pensamos neles, mas nossos parentes como nós mesmos, “ame o seu próximo como a si mesmo”.

Pergunta: Isso significa que com o tempo todo o mal desaparecerá?

Resposta: Sim.

Pergunta: Devemos apenas empurrar em todas as direções que pudermos?

Resposta: Absolutamente!

Pergunta: Por que não podemos abrir nem mesmo um pequeno buraco para passar?

Resposta: Encontraríamos novamente algum tipo de leninismo.

Pergunta: Nada acontecerá até que passemos por todas as estradas e todos os caminhos e cheguemos a um impasse em todos os lugares?

Resposta: Em geral, sim. Tal é o nosso egoísmo. A pessoa deve se certificar de que não há outro caminho senão o amor pelo outro.

Pergunta: Esse tipo de trabalho está desgastado aqui?

Resposta: Isso é o que o amor significa: “amar o próximo como a si mesmo”. Quando já tentei de tudo, e apenas este portão está aberto.

Pergunta: Como chegarei a esta fórmula? Agora você está dizendo: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, mas digamos que eu não possa ouvi-lo. Como chego à conclusão de que este é o portão pelo qual preciso entrar?

Resposta: Você verá este portão diante de seu nariz e perceberá que não pode haver outro portão! Não há nada além deste portão, apenas vazio.

Pergunta: É isso que está escrito pelos grandes Cabalistas, que você vai e não há portão? Você caminha ao longo do muro e não há portão. De repente, em algum momento, quando você está exausto, você vê o portão. Acontece que ele sempre esteve lá.

Resposta: Sim.

Pergunta: E eu não via?

Resposta: Não.

Pergunta: O que eu precisava para vê-lo? Sempre esteve lá, simplesmente existiu!

Resposta: Não houve desapontamento suficiente.

Pergunta: Devo ficar desapontado com tudo?

Resposta: Absolutamente. Com tudo! De modo que apenas uma coisa permanece: adesão, fraternidade. Não sabemos o que é. Todos nós usamos alguns tipos de substitutos. Mas então vamos sentir isso.

Pergunta: Você pode pelo menos dar uma dica? É claro que, se não sentirmos, não poderemos ouvi-lo. Mas o que você quer dizer com fraternidade?

Resposta: Fraternidade é quando estamos todos no mesmo desejo, intenção e em completa adesão e conexão, unidade, todos com todos. Voltamos novamente ao sistema chamado Adão como uma pessoa em um corpo, em um coração. Este é o futuro correto.

Ele deve estar diante de nós! É assim que esse futuro deve se apresentar diante de mim como um estado óbvio, alcançável e necessário.

Comentário: Você acabou de descrever aonde devemos chegar depois de todas as andanças e decepções.

Minha Resposta: É por isso que eles são necessários, para chegar a tal estado.

Pergunta: Isso não é idealismo?

Resposta: Isso não é idealismo, é precisamente o sistema de autoeducação.

Pergunta: Mas eu estou dentro desse sistema?

Resposta: Eu estou dentro deste sistema, mas preciso encontrar minha identificação com ele, ou seja, devo estar nele, participar de todos os aspectos dele e quero que isso se torne realidade.

Pergunta: Estamos, em princípio, ainda dentro deste sistema, quebrados, dispersos, procurando e sofrendo?

Resposta: Mas temos que concordar com isso. Precisamos querer que ele se manifeste, e não ficar nessa neblina, na forma negativa, como está hoje.

Pergunta: Então, somos obrigados a manifestar isso?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 29/06/23