“O Que Define Nossos Tempos Atuais?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, Nno Quora: O Que Define Nossos Tempos Atuais?

Estamos em uma nova era de transição.

Ao longo das gerações, o ego humano – o desejo de desfrutar às custas dos outros e da natureza – desenvolveu-se a um ponto em que não podemos mais nos satisfazer e estamos chegando a um estado de desamparo ao continuar tentando nos realizar pelos mesmos meios egoístas.

Nós experimentamos mais problemas e crises em todas as escalas do que nunca, com aumento da depressão, solidão, ansiedade, estresse, problemas de saúde mental, abuso de drogas, taxas de divórcio e taxas de suicídio, para citar alguns.

Nosso modus operandi egoísta do passado está em conflito com um novo mundo globalmente interconectado e interdependente, e descobrimos que tudo o que fizemos ao longo dos milênios falha em nos satisfazer hoje. Chegou a uma saturação. Da mesma forma, não sabemos como progredir daqui.

Claro, ainda temos pessoas afirmando que podemos resolver os problemas de hoje por meio de dinheiro, poder ou vários outros meios científicos ou tecnológicos. No entanto, veremos como essas soluções propostas não nos ajudarão, porque falham em lidar com o problema central: que nós mesmos precisamos mudar. Em outras palavras, nossas conexões egoístas entre nós – pessoa a pessoa, grupo a grupo e nação a nação – precisam ser atualizadas para conexões altruístas, onde podemos vivenciar nossas relações em harmonia, paz e felicidade.

Uma vez que o ego humano encontra o mundo globalmente interconectado e interdependente, surgem problemas crescentes, e é precisamente esse ponto de conexão humana que temos que consertar.

Descobrimos como estamos fortemente conectados, mas continuamos nos relacionando egoisticamente com tal estado, em termos de “O que vou ganhar com isso?” Como tal, sentimos nossa conexão crescente como um fardo crescente.

Como humanos, somos os mais elevados dos muitos elementos da natureza e, como tal, nossa civilização precisa encontrar algum tipo de solução para realizar nossas conexões de forma positiva. Ao fazer isso, resolveremos todos os problemas e, sem uma solução que nos conecte a todos harmoniosamente, não resolveremos nada.

Podemos comparar a humanidade a um único organismo, com cada um de nós como suas células. Quando as células consideram seu benefício próprio em detrimento das outras células, o organismo entra em colapso. Assim, descobrimos repentinamente que a humanidade age como partes desconexas e discordantes de um organismo. Agora a pergunta é: Como nos conectamos positivamente? Qual é o método que pode nos unir em harmonia?

O aprendizado que enriquece a conexão deve ser nosso compromisso principal hoje, para que possamos realizar de maneira ideal nossa atual era de transição. Chegou a hora da elevação da humanidade a um nível superior de consciência, para que todos nos sintamos como uma grande família global. Temos que abrir nossas mentes e corações para tal percepção.

Se alcançarmos conexões positivas uns com os outros, transcendendo nossos egos, compartilhando a dor dos outros e voluntariamente nos transformando em um meio para realizá-los, descobriremos a qualidade divina do amor e da doação entrando em nossas vidas e nos guiando para o estado mais alto da vida.

Baseado na palestra “Torne-se uma pessoa melhor conectando-se com os outros” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Neale Donald Walsch. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.