“Um Mundial Manchado Pela Morte E Corrupção – Alguém Se Importa?” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Um Mundial Manchado Pela Morte E Pela Corrupção – Alguém Se Importa?

É difícil saber quantos trabalhadores migrantes morreram construindo os estádios de futebol para os jogos da Copa do Mundo de 2022 no Catar, mas os dois números populares são 6.500 e 15.000. De qualquer maneira, ninguém se importa.

Além do número impressionante de mortes por duas semanas de entretenimento (se você gosta de assistir futebol), há rumores persistentes de que o Catar comprou seu caminho para ganhar a decisão de torná-lo o anfitrião do Mundial deste ano. Bem, nada de novo a esse respeito também. Não mudamos desde os tempos antigos, quando as pessoas eram servidas como alimento para os leões diante de multidões animadas, ou quando as pessoas lutavam contra as feras para deleite do público. Na verdade, nós nos tornamos piores. Então, por que alguém deveria se importar se milhares morreram construindo salas de entretenimento modernas?

Confesso que não sou fã de futebol. Meu professor, RABASH, também não ligava para isso, mas respeitava o fato do futebol dar alegria às pessoas. Eu posso entender e respeitar isso. Também acredito que, se eu fosse assistir a um jogo e me sentasse entre os torcedores, poderia acabar gritando a plenos pulmões e torcendo por qualquer time que as pessoas ao meu redor torcessem.

Ainda assim, não sinto desejo de fazer isso. Mais do que lamento a perda de vidas, lamento a total apatia com que a humanidade aceita isso. Essa apatia causa muito mais do que a morte de milhares de trabalhadores da construção civil; causa guerras, brutalidade, poluição, exploração e todo mal que os humanos infligem a outros humanos e a todo o planeta.

Espero que, enquanto as pessoas comemoram o futebol, pelo menos pensem menos em matar umas às outras, mas não tenho certeza se isso é verdade.