Rosh Hashaná: Primeira Estação A Caminho Da Correção

293.1Os feriados que vêm com o início do Ano Novo judaico simbolizam a entrada de uma pessoa no trabalho espiritual. Na verdade, esta entrada começa muito mais cedo, durante o período de preparação. É por isso que o mês de Elul significa “Eu sou para meu Amado e meu Amado é para mim”. Ou seja, uma pessoa começa a revelar que tem uma conexão com o Criador.

Alguns anos depois de começar a estudar Cabalá, uma pessoa descobre que experimenta subidas e descidas no humor, na compreensão e na percepção dos textos. Então, depois de algum tempo, ela percebe que a espiritualidade só pode realmente ser alcançada por meio da conexão, ou seja, ela começa a acreditar no que leu e se conecta com o material.

Ela entende que não há escolha, é preciso se juntar ao grupo para o trabalho prático. Afinal, não bastam belas conversas, é preciso sentir com o coração e despertar os sentimentos. Isso é necessário para a realização e sensação espiritual, e a realização da própria vida. Ela não quer que a vida passe entre as datas de nascimento e morte e termine sem deixar vestígios. Ela quer superar isso e continuar avançando.

Então ela entende que precisa se corrigir, para ganhar a força de doação acima da força de recepção. O reconhecimento da necessidade de mudança interna é o início do mês de Elul.

Elul é um mês de introspecção: O que posso fazer com minha alma para começar a me aproximar do primeiro contato com o Criador? Estou esperando a revelação da força superior, não para desfrutá-la, mas para me curvar diante dela.

Deixe meu egoísmo se curvar e permita que eu me torne um escravo do Criador. Ficarei feliz em me colocar sob o poder da luz superior e sentir sua perfeição, eternidade e grandeza. Meu desejo de receber está pronto para se curvar diante de tal revelação, para se reduzir e se entregar ao controle da força superior.

É assim que chegamos ao Ano Novo, Rosh Hashaná, cuja essência é proclamar o Criador como o rei de todo o mundo. A força superior está no início, no fim e no meio de tudo, controlando tudo sem exceção. Tudo o que precisamos é nos sentir sob a influência da força superior, como escravos do Criador, Seus súditos fiéis, para receber a fé acima da razão, a força da doação acima da recepção, e começar a usá-la para trabalhar em nosso desejo.

Todo este trabalho se relaciona com o feriado de Rosh Hashaná, o primeiro estágio no caminho para a correção da criação.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/08/18, Rosh Hashaná