O Tempo É Uma Mudança De Estados

537Pergunta: No Estudo das Dez Sefirot, é dito que no início da criação na luz superior não havia começo nem fim. Como podemos entender isso?

Resposta: Não havia tempo; ou seja, nada estava mudando.

Para que o tempo apareça, é necessário que o desejo se sinta em algum estado e esses estados começariam a mudar e dar ao desejo suas qualidades. Então o desejo começará a separar um estado do outro, e um sentimento de mudança do primeiro estado para o segundo e para o terceiro aparecerá nele. Isso é o que caracteriza o tempo.

Se não houvesse mudanças, não sentiríamos o tempo. Ou seja, é um sentimento subjetivo de cada um de nós.

Em princípio, o tempo é uma mudança de estados. Portanto, não há tempo na espiritualidade; há apenas uma mudança de estados.

Em nosso mundo, sentimos o tempo porque nosso corpo está constantemente se movendo em algum lugar, tanto interna quanto externamente. Ele está sendo influenciado e está influenciando. Sentimos todas essas mudanças como a estrutura do tempo em que existimos.

Em outras palavras, na espiritualidade, se eu mesmo não fizer algumas ações, conscientemente, meus estados não mudam e, portanto, não há tempo.

Em nosso mundo corpóreo, não importa se eu faço alguma coisa ou não; as mudanças ainda ocorrem instintiva e inconscientemente, ou seja, são incorporadas automaticamente. É por isso que há uma sensação de tempo em nosso corpo.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)”, 14/08/22