O Nascimento De José

165Os botões de flores são os patriarcas, que entraram em pensamento e entraram no outro mundo, Bina, e ali se esconderam.

De lá, eles saíram em segredo e foram escondidos nos verdadeiros profetas. José nasceu e eles se esconderam nele.

José entrou na terra santa e os ergueu lá. Como está escrito: Nasceu José, que é Yesod de Gadlut. (Zohar para Todos, “Os Botões de Flores”, Item 5)

Toda a nossa conexão com o mundo espiritual passa pelo Partzuf de Nukva do mundo de Atzilut. É a ele que as almas quebradas elevam MAN, um pedido de correção.

Uma pessoa com um ponto em seu coração anseia pelo mundo espiritual, e espiritualidade é doação e unidade. Portanto, ela se esforça para se unir aos outros e recebe essa oportunidade no grupo.

Se uma pessoa cumpre a condição da ascensão e cria um Kli, ela se conecta com Malchut de Atzilut. Ela eleva o pedido comum dos amigos a Zeir Anpin, e Zeir Anpin lhes dá a luz que reforma. Então as almas que querem se tornar uma só ascendem aos graus de unidade.

Primeiro, ao estado de embrião (Ibur). Aqui elas se anulam uma diante da outra e se unem. Todo mundo inclina a cabeça para o ambiente e se torna um “embrião no ventre da mãe”.

Então elas chegam ao estágio de amamentação (Yenika), onde sua conexão se fortalece. Agora elas já são capazes de trabalhar com seu desejo de receber, de se elevar acima dele.

Então as almas se movem para o estado de maturidade (Gadlut). O nível de sua conexão permite que elas se conectem com Zeir Anpin, e esse estágio é chamado de Yesod de Gadlut, ou José.

A partir daqui podemos entender a história de José descrita na Torá, a quem seus irmãos venderam como escravo. Esses eventos se desenrolam em torno da luta pela nossa conexão para que alcancemos a garantia mútua (Arvut) na medida suficiente para revelar o Criador entre nós.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/12/10, O Livro do Zohar, Os Botões”