“Eu Confio Que Liz Truss Será Uma Boa Primeira-Ministra” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Eu Confio Que Liz Truss Será Uma Boa Primeira-Ministra

Esta semana, Mary Elizabeth Truss, também conhecida como Liz Truss, foi empossada como primeira-ministra do Reino Unido, a terceira primeira-ministra do Reino Unido. Ela começa seu mandato em um momento desafiador para o Reino Unido. A Câmara de Comércio Britânica alertou que o país deve mergulhar em uma recessão, a inflação subiu para 14% e os preços da energia enlouqueceram. No entanto, tenho grandes esperanças para a Sra. Truss. Ela é uma mulher forte que sabe o que quer alcançar e como fazer isso.

O Reino Unido tem uma história de mulheres fortes e bem-sucedidas em posições de liderança. A rainha Vitória liderou sua nação através das turbulências industriais, políticas e econômicas da segunda metade do século XIX e transformou seu país em um império. A rainha Elizabeth também – apesar de não ter o poder político que os monarcas possuíam em eras pré-democráticas – é admirada por seu povo e em todo o mundo. Depois, há Margaret Thatcher, a primeira mulher primeira-ministra, que serviu quase doze anos consecutivos e ficou conhecida como a “Dama de Ferro” por suas políticas intransigentes e estilo de liderança. Acredito que Truss também tornará seu mandato memorável, e pelas razões certas.

Quanto a Israel, acho que ela será uma ótima primeira-ministra para Israel, possivelmente até melhor do que Boris Johnson. Israel será sábio em fortalecer seus laços com o Reino Unido enquanto Truss estiver no cargo. Se tanto o Reino Unido quanto os EUA apoiarem Israel, será uma força poderosa por trás de nós.

Ao mesmo tempo, como sempre digo, os judeus não devem contar com a ajuda de líderes estrangeiros. Eles podem ajudar a si mesmos, se quiserem, pois seu sucesso depende inteiramente do nível de sua solidariedade. Se os judeus estivessem unidos, a oposição à existência do Estado de Israel e aos judeus em todo o mundo se dissolveria por si mesma.

Portanto, acredito que, embora seja ótimo que Truss tenha prometido considerar a mudança da embaixada britânica para Jerusalém, e seja ainda melhor que ela tenha prometido endurecer as regras anti-BDS da Grã-Bretanha, seria melhor se ela encorajasse os judeus a se unirem entre eles mesmos. Esta é nossa única arma e, no final das contas, a única coisa em que devemos confiar.