Aquele Que Corrompeu Tudo Vai Corrigi-lo

294.3O mal que vemos no mundo é uma projeção de nossas próprias qualidades. Portanto, se estou fortemente impressionado com esse mal, também é benéfico, porque na mesma medida terei mais disposição para me livrar dele.

A única coisa que me é exigida é reconhecer que todo o mal deriva de meu desejo de receber, meu egoísmo. Se arrancarmos esse egoísmo com a ajuda da luz superior, então, é claro, toda a vida melhorará.

Vemos que o mundo está dilacerado por problemas externos: guerras, pandemias, inflação… Podemos corrigir isso se fizermos mudanças internas dentro de nós mesmos, não em cada um de nós, mas na relação entre nós. Ninguém precisa corrigir nada dentro de si, só precisamos corrigir nossa conexão.

Um justo é aquele que ama os outros, se conecta a eles, e não aquele que senta e se atormenta, isso é estupidez. Assim que corrigirmos a conexão entre nós, toda a realidade mudará: o mundo, a guerra, nós, tudo se tornará diferente.

A conexão entre nós só pode ser corrigida com a ajuda da luz que reforma, e não por nossos próprios esforços. De nossa parte, corrigir a nós mesmos significa reconhecer que minha atitude para com os outros precisa de correção e que eu mesmo não sou capaz de corrigi-la porque o Criador a corrompeu inicialmente, como se diz: “Eu criei a inclinação ao mal”.

Portanto, a única coisa que devemos fazer é nos voltar ao Criador: Ele a corrompeu e a corrigirá, isso é chamado de obra do Criador. Nós apenas aprendemos com isso como deveria ser e descobrimos o hiato entre o estado desejado e o estado presente. Este é o nosso ganho.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/08/22, “Reforçar-nos com Não Há Outro Além Dele”