A Capacidade De Rir De Si Mesmo

246Comentário: Você diz que o humor é especialmente inerente aos judeus.

Minha Resposta: O humor judaico, onde as pessoas riem de si mesmas, é bem-vindo na Cabalá e, portanto, penetrou em toda a literatura, arte e visão de mundo judaica.

Até certo ponto, esse também é o caso dos britânicos. Não observei tal característica em outros povos. É muito raro encontrar zonas pequenas e estreitas na cultura dos povos onde eles riem de si mesmos.

A maioria das sociedades não gosta disso, elas gostam de se glorificar. Todas as suas anedotas são baseadas em seus próprios elogios. Parece-me que isso fala de alguns de seus subdesenvolvimentos. Eles não têm um senso de seu próprio lugar real e, portanto, precisam se animar o tempo todo.

Os ingleses têm um humor muito particular, que não exclui piadas sobre si mesmos. Isso também acontece entre alguns outros povos, mas geralmente é algo específico, muito estreito, por exemplo, avareza, frivolidade ou impaciência, ou seja, alguns traços de personalidade distintos que são ridicularizados.

E os judeus têm tudo acabado. Todos os traços de caráter de uma pessoa comum são exagerados e apresentados como comuns, típicos e étnicos. Além disso, tudo isso é recontado, encorajado e inflado pelos próprios judeus.

Isso sugere que o povo está livre da necessidade de se mostrar, não tem sentimento de inferioridade. Ou seja, essa é a nossa natureza, isso somos nós, é assim que eu sou, e pronto.

O desenvolvimento secular do povo, em geral, dá tais fundamentos. O que quer que façamos, o fenômeno em si existe. Portanto, posso tirar sarro de tudo, incluindo meus estados mais terríveis.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada, Humor e Judeus“, 22/05/13