Aprendam Com Os Macacos

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do Phys.org):“‘Os macacos-verde nos mostram que a tolerância e a paciência com os membros do grupo, enquanto outros estão aprendendo como podem melhorar as coisas individualmente, pode ser um progresso na solução de problemas de coordenação’, disse Ronald Noë da Université de Strasbourg, na França.

“No estudo, os pesquisadores tinham grupos de macacos-verdes, dois vivendo livremente num parque sul-africano e outro num cativeiro na França, e jogaram um jogo social sem lhes oferecer qualquer treinamento sobre o jogo ou como jogar. Em cada experimento de ‘círculo proibido’, uma fêmea solteira de classe inferior foi treinada para abrir um recipiente segurando uma grande quantidade de alimentos somente quando outros macacos dominantes a ela ficassem fora de um círculo imaginário. Se alguém estava prestes a pegar seus petiscos, todos tinham que descobrir as regras e mostrar suficiente contenção em segui-las.

“E como previsto, os macacos o fizeram. Um por um, sem qualquer orientação de seres humanos, os macacos dominantes aprenderam a se controlar. Assim que todos eles mostrassem contenção, o macaco provedor no meio abria a caixa de alimentos imediatamente, economizando um tempo precioso a todos.

“Surpreendentemente, cada macaco-verde aprendeu a ‘jogar’ por si próprio, em ordem de dominância e por tentativa e erro. Macacos hierarquicamente superiores descobriram as regras mais rapidamente porque seu status lhes permitia atingir primeiro o dispensador de comida e ver a resposta do provedor que suas ações provocavam. Com as regras de ‘ recuar ‘ compreendidas, aqueles indivíduos mais dominantes assistiam pacientemente até que cada um de seus pares seguisse o processo. Os macacos não mostraram nenhuma evidência de comunicação ou coerção.

“Noë disse que os resultados representam habilidades que os macacos-verdes provavelmente usam o tempo todo, na coordenação de movimentos para a proteção do grupo ou de seu território, por exemplo. Seu comportamento mostra que maiores processos cognitivos, como o insight sobre os pensamentos dos outros e linguagem complexa, não são sempre necessários para resolver enigmas sociais complexos. ‘Estas capacidades nos ajudam muito, é claro, e o fato de que os seres humanos são muitas vezes confrontados com tais problemas [coordenação] pode muito bem explicar a evolução da linguagem e a maior capacidade cognitiva’, disse Noë. ‘Mas a aprendizagem individual, e um pouco de paciência enquanto os outros aprendem, também pode ajudar muito'”.

Meu comentário: Como adultos e crianças se comportariam nessa situação? Nosso egoísmo nos torna diferentes dos primatas; ele nos deixa cegos! Quanto sofrimento será que teremos que suportar antes de aceitar as ordens da natureza superior?