“A Vida É Um Teste?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: A Vida É Um Teste?

Está escrito na Torá que cada um de nós passa por testes em nossas vidas através dos quais a providência superior nos examina. Na verdade, nossas vidas são um teste.

É mais óbvio na história do êxodo do Egito. “Egito” representa nossos desejos egoístas, e quanto mais nos preparamos para sair de nossos egos, mais começamos a sentir nosso ego trabalhando, controlando e superando-nos, e nós também tentamos constantemente superá-lo.

A dificuldade crescente de superar o nosso ego é chamada de “fardo do coração”, o que nos leva a sentir que estamos inteiramente sob o domínio do ego, sob o Faraó, e que o sentimos como nosso inimigo.

Por que passamos a sentir o ego que habita dentro de nós como nosso inimigo? É devido a um pequeno ponto de desejo em nós chamado “Moisés” que nos atrai para o outro lado do nosso ego: uma realidade de conexão positiva entre nós, com atitudes de amor e doação em nosso meio.

Neste jogo com a força superior de amor e doação chamada “o Criador”, bem como com o Faraó, Moisés, o povo de Israel (isto é, aqueles que partilham o ponto comum de um desejo de se elevar acima do ego) e os Egípcios, começamos a descobrir essas forças operando dentro de nós. Começamos a ver como estamos perdidos sob o governo do Faraó, sem a força superior de amor e doação (o Criador) para nos tirar disso.

Se passarmos a vida sabendo que este é o nosso Egito e que temos que subir a um nível mais elevado e não permanecer no ego, onde o nosso Faraó interior e os egípcios querem nos manter, aprenderemos como usar as nossas vidas de uma forma maneira que nos leva a todos a um estado de total harmonia, paz e felicidade. Passamos a ver a vida como nosso objetivo de escapar de nossa natureza egoísta e seguir em direção ao que é chamado de “redenção”, que é a sensação do mundo superior, de eternidade e perfeição.

Nossas vidas são, portanto, de fato, um teste e uma oportunidade. Se constantemente tentarmos ver onde e como estamos sendo operados, e tentarmos nos apegar ao pensamento de que além dos nossos desejos egoístas existe uma força superior de amor e doação que deseja que nos tornemos seres maduros, elevando-nos acima dos nossos egos, poderemos encarar a nossa vida como um teste – como o nosso próprio teste sobre nós mesmos.

Podemos então exercitar o que significa viver acima do ego, numa realidade onde a força superior de amor e doação preenche as conexões entre nós. Ao fazer isso, atraímos essas forças amorosas e doadoras para nossas vidas e, consequentemente, ascendemos à vida eterna e espiritual completa. Se não aplicarmos esse teste em nós mesmos e continuarmos a permitir que nossos desejos egoístas determinem todos os nossos pensamentos e movimentos, simplesmente desapareceremos quando morrermos, e apenas aguardaremos novamente a nossa próxima chance no próximo ciclo de vida.

Baseado em “Pergunte ao Cabalista” com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 18 de julho de 2008. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman