A Letra “Bet” É Um Símbolo Do Início E Do Fim Da Criação

610.1Existem dois pontos, um oculto (escondido) e outro revelado. E porque não estão separados, são chamados primeiro, significando apenas um e não dois (Baal HaSulam, Introdução do Livro do Zohar, “Dois Pontos”).

Os dois pontos representam o início e o fim do universo. Ambos os pontos estão conectados entre si, já que o fim do mundo está estabelecido logo no início e o início está estabelecido no fim.

Pergunta: Diz-se que o mundo foi criado pela letra “Bet״ב com a qual a Torá começa – Bereshit. Nesta letra, duas linhas estão conectadas: a superior e a inferior. O que elas querem dizer?

Resposta: A linha superior é a linha de Keter, que é completamente doadora. A linha inferior é Malchut, que apenas recebe. Ambas as linhas interligadas simbolizam o início e o fim da criação. Como resultado, elas devem combinar suas propriedades de receber e doar para que tudo se transforme em um círculo.

Pergunta: Baal HaSulam escreve que o ponto superior da letra “Bet” é chamado de misericórdia, e o ponto inferior é julgamento. Sobre o que é isso?

Resposta: A misericórdia é uma propriedade do Criador, a propriedade mais elevada, a doação. O julgamento é propriedade de recepção, a propriedade de Malchut. Ou seja, existe uma conexão entre as linhas superior e inferior, pela qual elas deveriam passar por si mesmas.

Portanto, nosso trabalho é entender a linha inferior a partir da linha superior e entender a linha superior a partir da linha inferior e conectá-las para que não haja contradições entre elas, para que cada propriedade nelas suporte a propriedade oposta na outra linha, e assim o programa da criação seria cumprido em sua totalidade.

De KabTV,Introdução ao Livro do Zohar”, 06/08/23