Quando O Amor Faz Mal

963.5Pergunta: “O que é amor incondicional? Como e por que isso prejudica pais e filhos?”

Resposta: É porque o amor absoluto não educa os filhos. As crianças devem entender que existem certas condições para a manifestação do amor. E os pais também devem sentir algum tipo de reciprocidade de seus filhos: certo-errado, correto-incorreto, em relação a si mesmos, longe de si mesmos e assim por diante, para que haja algum tipo de contato correto, contato mútuo entre eles. E não apenas “eu te amo” e isso é tudo.

Pode haver tal atitude em relação a um bebê, mas não entre adultos. Mesmo quando as crianças estão crescendo, deve haver relações mútuas baseadas na atração e na rejeição, na cenoura e na vara. As crianças devem entender que podem se comportar de uma certa maneira e não podem se comportar de outra maneira, que há recompensa e punição.

Pergunta: Então, quando se diz que uma criança foi criada com amor, cresceu com amor, o que isso significa em sua opinião?

Resposta: Na minha opinião, uma criança se apaixona quando entende pelo que é recompensada e pelo que é punida. Isso se chama amor.

Pergunta: E se for em amor absoluto?

Resposta: Em amor absoluto, uma criança ficará aleijada. Ela não poderá conviver com outras pessoas e será muito difícil para ela existir no mundo. Ela será tão mimada que não servirá para nada. Como resultado, ela não terá amigos nem parentes. Não sei se ela vai conseguir ter uma família.

Pergunta: Você pode explicar por quê?

Resposta: Ela não sente que deve algo a alguém e não perceberá corretamente as atitudes das pessoas em relação a ela. Afinal, ela deve viver no mundo em que está conectada com outras pessoas por meio de recepção e doação, mas não está pronta para isso. Por causa disso, ela será apenas uma pessoa infeliz. Ela será rejeitada, as pessoas não poderão interagir com ela e ela não poderá interagir com os outros. Será muito difícil para ela não se sentir única.

Pergunta: Qual é a educação adequada?

Resposta: A educação adequada é uma atitude equilibrada em relação à criança por parte de seus pais, construída sobre duas linhas: recompensa e punição, misericórdia e severidade.

De KabTV “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 17/07/23