Fugindo Do Egito Às Pressas

276.02Diz-se que o êxodo do Egito ocorre repentinamente, às pressas. Isso significa que devemos sentir juntos, no nosso desejo comum, o quanto ansiamos por essa redenção.

Nós nos esforçamos para sentir que simplesmente precisamos sair do Egito e vir para a terra de Israel, para o desejo direcionado diretamente ao Criador (Yashar El). Saímos de um desejo e entramos em outro.

Só podemos sair do Egito (egoísmo) às pressas; caso contrário, é impossível. Estamos esperando por um sinal do Criador que nos diga que é hora de sair e estamos com pressa para escapar.

O exílio dura muitos anos e, de repente, essa fuga ocorre às pressas. Afinal, não sabíamos o quão perto estávamos da redenção durante o exílio. Agora, tendo recebido permissão do Criador para sair, fugimos.

O Criador dá essa permissão no momento em que estamos prontos para sair na escuridão; isto é, não exigimos nada além da oportunidade de escapar da escravidão egípcia. Toda a diferença entre o Egito e a terra de Israel é se aproximar do Criador. Uma pessoa corre na escuridão em direção ao Criador, e naqueles desejos que ela ainda tem, ela sente a escuridão. É assim que ocorre o êxodo do Egito.

É impossível libertar-se da escravidão sem sentir a escuridão, a pressão e o medo. Estas são condições necessárias para escapar. É necessário sentir uma necessidade aguda de liberdade e uma recusa em permanecer sob o domínio do Faraó.

O Faraó nos obrigou a trabalhar para ele, mas em troca proporcionou grande satisfação egoísta. Era como se estivéssemos vivendo neste mundo em completa abundância e, de repente, percebêssemos que era hora de escapar dessa vida. Nós nos preparamos gradualmente para essa fuga, concordando em pagar cada vez mais pela oportunidade de deixar o Egito e vir para a doação.

Podemos pagar com a nossa disponibilidade para aderir ao Criador acima de todas as condições. Então recebemos força para escapar e permissão para sair do Egito. O Criador nos dá um sinal para partir: chega a escuridão total, mas percebemos que o Criador vai à nossa frente como uma tocha que nos mostra o caminho.

Da Lição Diária de Cabalá 22/04/24, Escritos do Baal HaSulam, “Isso é para Judá”