“Qual É A Base Do Antissemitismo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Base Do Antissemitismo?

A base do antissemitismo é que o povo judeu ainda não percebeu sua verdadeira identidade e papel na humanidade: unindo-se acima de suas diferenças, eles se tornam um canal para a unidade se espalhar por todo o mundo.

O povo judeu recebeu seu nome por atingir um estado de unidade espiritual (a palavra hebraica para “judeu” [Yehudi] vem da palavra para “unido” [yihudi] [Yarot Devash, Parte 2, Drush nº 2]). Eles não compartilham nenhuma conexão biológica como judeus, uma vez que são um povo que veio de todas as partes da antiga Babilônia, se reuniu na tenda de Abraão e se uniu quando eles, usando o método de unificação de Abraão, visaram alcançar o estado espiritual de unidade, purificado de quaisquer motivos egocêntricos.

Por que essa forma não biológica e espiritual de unidade é tão importante hoje?

Porque precisamente hoje, o ego humano cresceu em proporções exageradas, e a humanidade experimenta crescente divisão social e outros problemas em escalas pessoais, sociais e globais, decorrentes do crescente desengajamento entre as pessoas.

Além disso, a crescente diversidade social e mistura de culturas, economias e tecnologias em uma mistura globalmente entrelaçada exige um método que possa unir o emaranhado cada vez mais denso, dando-lhe sentido.

À medida que as pessoas sofrem mais com o aumento da divisão social, elas instintivamente sentem que os judeus são os culpados por seus problemas. Isso porque, uma vez que o povo judeu alcançou um estado unificado “como um homem com um coração”, as nações do mundo têm um pressentimento de que os judeus estão escondendo algo positivo delas. Tanto as nações do mundo quanto os judeus estão inconscientes quanto ao que realmente é essa coisa positiva: uma sociedade harmoniosamente unificada, a chave para a felicidade de todos.

Quanto mais as nações do mundo sentirem suas vidas cheias de problemas, mais inconscientemente culparão os judeus, apontando qualquer sujeira sobre os judeus que elas possam colocar em suas mãos – ou fabricar – sem saber que existe um ódio mais profundo dentro delas precedendo suas muitas manifestações corpóreas. À medida que a divisão social e seus subprodutos de ansiedade, estresse, xenofobia e extremismo aumentam, e à medida que o sofrimento no mundo aumenta, os judeus serão cada vez mais afastados, e podemos esperar uma intensificação de ataques e ameaças aos judeus.

O Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) descreve este fenômeno detalhadamente em seu artigo, “Introdução ao Livro do Zohar”:

Em tal geração, todos os destruidores entre as nações do mundo levantam suas cabeças e desejam principalmente destruir e matar os filhos de Israel, como está escrito (Yevamot 63), “Nenhuma calamidade vem ao mundo senão para Israel”. Isso significa, como está escrito nas correções acima, que eles causam pobreza, ruína, roubo, matança e destruição em todo o mundo.

Hoje, as nações do mundo sentem inconscientemente que o povo judeu, ou Israel, está falhando em implementar e exemplificar uma unidade digna de replicação na sociedade humana. A reação natural é que elas pressionem os judeus, o que aumenta o antissemitismo. Por outro lado, assim que os judeus se unirem, isso também trará a unidade da humanidade e elas sentirão uma riqueza de bondade e bem-estar fluindo do povo judeu.

Portanto, combater o antissemitismo em sua base significa implementar uma única solução abrangente: a educação e a promoção da unidade acima da divisão. Essa educação precisa se concentrar em unir o povo judeu sob a lei, “ame o seu próximo como a si mesmo”, que os tornou o povo de Israel para começar, para que eles se tornem um canal para a unidade se espalhar mundialmente, ou seja, para tornar-se “uma luz para as nações”.

Baseado na Reunião dos Escritores em 7 de julho de 2019 com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.