Inveje O Bem

962.6Comentário: Geralmente as pessoas invejam umas às outras com a inveja egoísta padrão.

Minha Resposta: O que você quer das pessoas?! Elas precisam ser educadas. Hoje, no século XXI elas estão no mesmo nível de desenvolvimento de 10.000 anos atrás. Absolutamente no mesmo nível! Seu potencial interior, sua atitude interior para “eu e o mundo” não mudou, mas apenas piorou, tornou-se mais egoísta.

Quem você considera ser humano? Uma criatura que pode apertar botões em um telefone, trabalhar com mensagens de texto ou algo assim? O que mudou nela? Sua atitude para com o mundo? Não! Apenas os brinquedos que ela usa mudaram.

Mas ela mesma é uma consumidora egoísta, uma odiadora de tudo. Sua atitude em relação a tudo e ao mundo ao seu redor tornou-se muito pior.

Precisamos transformar o mal egoísmo em bem. O bom egoísmo se baseia no fato de eu invejar as qualidades positivas dos outros e querer ser como eles.

Agradeço a eles por me darem um bom exemplo e me ajudarem com isso. Vou implorar a eles e eles vão me ajudar a me levantar.

Não invejo o fato de alguém ter se tornado rico, inteligente e experiente. Ao contrário! Eu quero ser como eles, e com a ajuda disso eu avanço.

Eu entendo os egoístas que querem que todos sejam piores do que eles. Mas, em princípio, esse é o egoísmo menor e menos desenvolvido.

O egoísmo grande, frutífero e corretamente implementado é quando você inveja o bem. E tanto quanto possível!

Como dizemos no grupo: devemos invejar nossos amigos. Tenho que pensar que eles são os maiores, e eu não sou ninguém e nada. Então tudo começa a queimar em mim! Não porque eu queira derrubá-los, criticá-los e apagá-los, mas porque assim posso me elevar a eles.

Eles podem ser muito pequenos, como no exemplo do rabino Yossi Ben Kisma, mas posso avançar. Isto é o que é importante para mim. Porque ninguém sabe quem ele é. Na verdade, sua altura é daqui até o mundo do infinito. De todos e cada um!

De KabTV, Eu Recebi uma Chamada. Proteção Contra o Mau-olhado”, 09/07/11