O Dia Obscuro Do Calendário – Dia 9 De Av

727Está escrito: “Quem chora por Jerusalém é recompensado com sua alegria”.

Ou seja, na medida em que reconhecemos a escala total da destruição que aconteceu a nós, a todo o povo de Israel e ao mundo inteiro, ao programa da criação do Criador, e na medida em que isso toca nosso coração, nessa medida somos capazes de entender e sentir toda essa tristeza, entender o motivo da destruição, entender como sair dela, e como reconstruir Jerusalém, ou seja, a “Cidade Perfeita” (Ira Shlema). Desta forma, da tristeza chegamos à alegria.

Não há dia mais obscuro e triste do que o dia 9 de Av. Esta é a fonte de todos os julgamentos e todos os problemas. Foi neste dia que o Templo foi arruinado em Jerusalém. E ainda lamentamos isso depois de milhares de anos. Hoje também devemos nos preocupar e sofrer com isso como se tivesse acontecido ontem, e esse é o luto pessoal de todos.

Afinal, quem não lamentar a ruína do Templo não poderá estar presente na sua restauração. Portanto, precisamos sentir no fundo de nossos corações o que é a quebra e que correção devemos esperar, de que forma e com que resultado.

Houve uma quebra terrível – o Kli, isto é, a conexão entre os seres criados e o Criador foi quebrada. E agora, quem sabe quando e como e por quais ações será possível corrigi-la. É por isso que é realmente um dia muito triste.

Da Lição Diária de Cabalá sobre o tema “Tishaa BeAv (Dia Nove de Av)”, 27/07/23