Absorva Todos Os Desejos Do Mundo

929É assim que em cada “fonte” que se despiu da forma preliminar do progenitor e assumiu uma nova forma como resultado dos três fatores que lhe foram acrescentados, e que a alteram significativamente, a forma geral do progenitor ainda permanece e nunca assumirá a forma de outra pessoa que se pareça com ele, assim como a aveia nunca se parecerá com o trigo.

Isto ocorre porque cada fonte tem sua própria longa sequência de gerações composta por várias centenas de gerações, e a fonte inclui as concepções de todas elas. No entanto, elas não se revelam nela da mesma forma que apareceram nos ancestrais, ou seja, na forma de ideias, mas apenas como formas abstratas. Portanto, elas existem nela na forma de forças abstratas chamadas “tendências”, “natureza” e “instintos”, sem saber a sua razão ou por que ela faz o que faz. Assim, nunca pode haver duas pessoas com o mesmo atributo (Baal HaSulam, “A Liberdade”).

Pergunta: Para nos misturarmos com todas as propriedades do mundo, não precisamos nos decompor na terra, como o trigo, certo?

Resposta: Decompor significa que eu me decomponho e me associo com todas as pessoas do mundo.

Pergunta: Precisamos apenas mudar o foco de nós mesmos para os desejos do mundo, a fim de transformar o mundo em um Kli comum?

Resposta: Não, você precisa não apenas mudar seu foco, mas também lançar seu desejo no mundo e, em vez disso, obter o desejo do mundo. Isso é o que chamamos de “decomposição”. Nada dará certo até que você consiga absorver todos os desejos do mundo.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 14/04/24, Escritos do Baal HaSulam, “A Liberdade”